A comunidade acadêmica da Universidade de Brasília vai decidir nestas terça (3) e quarta-feira (4), em segundo turno, a eleição para a reitoria da UnB no próximo triênio. A disputa é entre as professoras Olgamir Amancia Ferreira, da chapa Pensar e Fazer a UnB (Chapa 90), e Rozana Reigota Naves da Imagine UnB, (Chapa 93).
A apuração dos votos será feita nos dias 5 e 6, quando o resultado será anunciado. De qualquer forma, a escolha final caberá ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), baseado na lista tríplice dos três primeiros colocados na eleição. Em geral, os chefes do Executivo nomeiam o mais votado pelos professores, funcionários e alunos.
A chapa 93 ganhou o reforço no segundo turno da professora Fátima Sousa, derrotada no primeiro turno. Ela assinou uma carta em apoio à colega Rozana Reigota.
“É importante destacar que todos nós ganhamos com a disputa deste primeiro e segundo turnos, independentemente do resultado. Esta foi a eleição mais democrática da UnB. Até por isso, os nomes das três concorrentes estão na lista tríplice para ocupar a Reitoria. Deixo a disputa diretamente, mas vou trabalhar por uma UnB ainda melhor”, disse Fátima.
Apuração – A apuração dos votos é feita pelos membros da Comissão Organizadora com representantes dos três setores da universidade (técnico-administrativo – Sintfub; docentes, ADUnB; e estudantes (DCE Honestino Guimarães), além de candidatos, fiscais e representantes das chapas.O resultado do primeiro turno foi o seguinte: Chapa 93, 11.365 votos (42,08%); Chapa 90, 8.423 votos (31,18%); e Chapa 99, 7.222 votos (26,74%).