José Matos
Em que pese a defesa que muitos umbandistas fazem de ser a Umbanda uma religião de matriz africana, não é. Isto acontece porque associam os rituais que existiam antes da criação da Umbanda, em 1908, com a verdadeira Umbanda.
A existência de alguns desses rituais é que deu origem à Umbanda, porque se desvirtuaram e os espíritos de luz se afastaram. Umbanda significa Lei de Deus, ou Legião de Deus, religião na qual os guias de luz se manifestam para fazer a caridade com base no Evangelho de Cristo, como bem explicou seu fundador encarnado Zélio de Moraes.
Zélio está para a Umbanda assim como Chico Xavier está para o Espiritismo. Oxalá e Jesus Cristo são o mesmo espírito, dirigente maior e condutor da humanidade terrena.
A Umbanda é uma religião inclusiva. Na sua fundação, seu fundador, o Caboclo das 7 Encruzilhadas, estabeleceu:
“Fundarei uma escola de humildade, de amor e de caridade, que se chamará Umbanda (…). Será uma religião que falará aos humildes, simbolizando a igualdade que deve existir entre todos os irmãos. E se querem saber meu nome que seja este: Caboclo das Sete Encruzilhadas, porque não haverá caminhos fechados para mim. Com os que sabem mais aprenderemos, aos que sabem menos, ensinaremos; mas a nenhum renegaremos amor, pois esta é a vontade do Pai! (…)”.
O culto seria fundado na caridade, sem cobrança de dinheiro e sem matança de animais. Assim, a prática da caridade, no sentido do amor fraterno, será a característica principal deste culto, que tem base no Evangelho de Jesus, e como mestre supremo, Cristo”.
Com o tempo, surgiram alterações, mas os princípios se mantiveram: a prática da caridade, a crença em um Deus único (Olorum/Zambi), a reencarnação, a lei de causa e efeito, o culto aos Orixás e guias espirituais etc.
Zélio nunca usou a mediunidade como profissão. Sempre trabalhou para sustentar sua família e, muitas vezes, manter os templos, além das pessoas que se hospedavam em sua casa para os tratamentos espirituais. E nunca aceitou ajuda monetária de ninguém. Era ordem do seu guia chefe.