Ir para o conteúdo
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
Facebook X-twitter Instagram
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa

colaboradores, Economia, Política

Uma mulher no comando do BB

  • Sindicato dos Bancários
  • 19/01/2023
  • 12:19

Compartilhe:

Após 241 anos de fundação, o Banco do Brasil viveu, segunda-feira (16), um dia histórico: pela primeira vez, uma mulher tomou posse como presidenta da instituição. Na cerimônia, no teatro do CCBB, Tarciana Medeiros afirmou o compromisso de conciliar a atuação comercial com a função social do BB, garantindo solidez e rentabilidade.
A nova presidenta do BB ressaltou que a função que assume é extremamente relevante e desafiadora. E garantiu que o banco vai continuar a entregar resultados sustentáveis para os acionistas e ser relevante na vida das pessoas, contribuindo com o desenvolvimento do país.

Indice
Novo cenárioCultura é investimentoEsperançaPerfil da presidenta

Escolhida pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que priorizou mulheres para os comandos dos dois principais bancos públicos do país (na Caixa, a também servidora de carreira Rita Serrano tomou posse no dia 12), Tarciana assegurou que sua gestão será norteada pela transparência e pelo diálogo aberto, franco e propositivo. E caracterizada pela diversidade, com liberdade no debate de ideias.
Emocionada, agradeceu a Lula:

A minha nomeação representa o reconhecimento à competência técnica e ao comprometimento desse time. Me sinto extremamente honrada por assumir essa função relevante e desafiadora”.

Novo cenário

Na abertura da solenidade, o coral dos funcionários do BB cantou o Hino Nacional e a música Anunciação, de Alceu Valença (Tu vens, tu vens/ Eu já escuto os teus sinais), que virou símbolo de resistência, numa demonstração de expectativa de novos tempos, de que uma nova cultura organizacional vai ser retomada com a presença de Tarciana na presidência do banco.

A ministra da Cultura, Margareth Menezes, anunciou o lançamento do novo edital conjunto do BB e do Ministério para a seleção de projetos culturais de 2023 a 2025. O BB é um dos grandes promotores da cultura no País, oferecendo exposições de arte, sessões de teatro e de cinema em centros culturais em quatro capitais: Belo Horizonte, Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo.

Cultura é investimento

Lula endossou as expectativas do corpo funcional ao afirmar “que cultura também é investimento”. Disse que se sente honrado em ser o primeiro a indicar uma mulher para a presidir do BB. E ponderou: “Não basta [o banco] ser público. É preciso que as pessoas que dirigem tenham a cabeça mais aberta, um pouco mais arejada para entender que determinadas coisas vão acontecer como novidade porque nunca tinham acontecido”.

O presidente quer que Tarciana mude o foco do BB, principal concessor de crédito agrícola do País, e dedique mais atenção ao pequeno e médio produtor rural. “Desejo um BB muito forte, com muita gente depositando dinheiro. Quero que o banco seja campeão de crédito consignado. E quero mostrar uma coisa que eu dizia em 2003 e vou repetir agora: o pobre, neste país, não é o problema. Ele é a solução, na medida em que é incluído na economia”.

Esperança

Presidente do Sindicato, Kleytton Morais reiterou a importância de uma mulher assumir a presidência do BB pela primeira vez, lembrando que a nova presidenta traz novidades e esperanças para o corpo funcional do banco.

Foto Reprodução Feteccn


Tarciana assume o compromisso público de recuperar uma política de valorização dos funcionários, com a geração de oportunidades, carreira, reconhecimento, pertencimento e diversidade. Afinal, fomos nós que produzimos essa empresa por 214 anos. Portanto, vemos com bons olhos a chegada da nova presidenta. O banco, de fato, está em um novo momento”, Kleytton Morais

E acrescentou: “Que a esperança trazida pelo governo democrático e popular de Lula reaqueça o pertencimento do funcionalismo do BB que, num longo período, se viu profundamente impactado e desrespeitado. Que venha a democracia, que vai arejar a vida do funcionalismo do BB”.

Perfil da presidenta

Tarciana Paula Gomes Medeiros nasceu em Campina Grande (PB) e iniciou a vida profissional como feirante em 1988. Em seguida, foi professora e, em março de 2000, começou sua carreira como servidora do BB.

Tarciana Medeiros – Foto: BancáriosDF


É bacharel em Administração de Empresas e pós-graduada em Administração, Negócios e Marketing. Faz MBA em BI e Analytics, e possui formação do Banco do Brasil para atuação em cargos de alta gestão executiva.
Em 2002, assumiu o primeiro cargo de gestão no banco. Por 10 anos, exerceu diversas funções pelo País, na rede varejo, em agências e superintendências. Nesse período, foi responsável pelo desenvolvimento de estratégias para distribuição de produtos ligados principalmente aos mercados de pessoas físicas e de agronegócios.

Desde 2021, atuava como gerente executiva. Tinha entre as atribuições, definir e coordenar a estratégia comercial, planejamento, gestão e desenvolvimento de ações para interações com clientes em canais digitais, utilizando modelos analíticos de conhecimento do cliente.

Compartilhe essa notícia:

Picture of Sindicato dos Bancários

Sindicato dos Bancários

Colunas

Orlando Pontes

Vídeo: Leila é vaiada no Torneio Arimateia

Caroline Romeiro

EUA redescobrem o óbvio: comida de verdade no centro do prato

José Matos

Inveja. Livre-se dela

Júlio Miragaya

A grandeza das cidades médias brasileiras

Tesandro Vilela

SUS aposta em IA para modernizar saúde pública

Júlio Pontes

Você precisa saber o que é desincompatibilização

Últimas Notícias

Confira a lista de vencedores do Globo de Ouro 2026

11 de janeiro de 2026

Centro de Línguas de Novo Gama abre vagas para cursos gratuitos

11 de janeiro de 2026

Aberto concurso com salários de até R$ 6 mil em Valparaíso

11 de janeiro de 2026

Feliz Ano Novo à categoria bancária!

11 de janeiro de 2026

Newsletter

Siga-nos

Facebook X-twitter Instagram

Sobre

  • Anuncie Aqui
  • Fale Conosco
  • Politica de Privacidade
  • Versão impressa
  • Expediente
  • Anuncie Aqui
  • Fale Conosco
  • Politica de Privacidade
  • Versão impressa
  • Expediente

Blogs

  • TV BSB Notícias
  • Pelaí
  • Nutrição
  • Chico Sant’Anna
  • Espiritualidade
  • TV BSB Notícias
  • Pelaí
  • Nutrição
  • Chico Sant’Anna
  • Espiritualidade

Colunas

  • Geral
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Geral
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
Facebook X-twitter Instagram
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso

© Copyright 2011-2025 Brasília Capital Produtora e Editora de Jornais e Revistas LTDA.