Depois de quase vinte anos de espera, a população de Águas Lindas, no Entorno do Distrito Federal, a 40 Km de Brasília, finalmente receberá o seu Hospital Estadual. O HEAL será entregue na segunda-feira (17), às 9h, pelo governador Ronaldo Caiado (União Brasil) e pela ministra da Saúde, Nísia Trindade.
Até 2018, a obra se arrastou entre paralisações, abandonos e inaugurações fictícias. Em janeiro deste ano, as obras estavam com 86% de execução e os investimentos aplicados eram de mais de R$ 87 milhões do Tesouro Estadual.
A construção é uma das principais demandas dos moradores do Entorno do DF e um novo marco para o programa de regionalização da saúde implementado pelo atual governo estadual, iniciado em 2019.
A inclusão do hospital de Águas Lindas como uma das principais metas de seu governo para o Entorno do DF foi um compromisso do governador do Ronaldo Caiado. Agora, a entrega da obra consolida o projeto de regionalização da saúde inaugurado pelo atual governo em 2019.
O objetivo é que a nova unidade mude, definitivamente, a vida da população de uma das regiões mais adensadas do estado. O HEAL vai beneficiar cerca de 1,2 milhão de moradores de 31 municípios da Macrorregião Nordeste de Goiás e se junta aos hospitais de Formosa e de Luziânia para ampliar o atendimento na região. “Nós triplicamos o tamanho do HEAL”, afirma Caiado, citando mudanças no projeto inicial.
Histórico – O projeto de construção do HEAL foi iniciado com a licitação em 2005 e seria custeada por um convênio entre o estado de Goiás e o município de Águas Lindas. As obras começaram em 2007. Mas, em 2008, por questionamentos do Ministério Público, a obra foi paralisada e nova licitação foi realizada em 2009.
Em 2013, por decisão do Ministério da Saúde, a obra foi estadualizada, passando para a Secretaria da Saúde Estadual. Mesmo assim, continuou emperrada, pouco avançando até 2018, quando foi novamente paralisada por acúmulo de dívidas.
Apesar de não concluída, em abril de 2018, ano eleitoral, o então governador Marconi Perillo (PSDB) inaugurou a unidade, prometendo que ela entraria em atividade em 30 de junho daquele ano. Mas o hospital nunca chegou a realizar um atendimento sequer.
Atendimento – O Hospital de Águas Lindas vai exercer o perfil geral de média e alta complexidade, com entradas de pacientes referenciadas pelo Complexo Regulador Estadual.
Com 15 mil m² de área construída, o HEAL tem 164 leitos e 18 blocos (recepção, ambulatório, enfermarias, setor de emergência, unidades de terapia intensiva adulta e infantil, refeitório, auditório,sala de classificação de risco, banco de sangue, banco de leite e centro cirúrgico).