As bebidas à base de extratos vegetais são conhecidas também como “leites vegetais”. Elas são feitas a partir de grãos, sementes e cereais e usadas em substituição aos leites de origem animal. Trata-se de uma opção para vegetarianos e para quem possui intolerância à lactose ou alergia às proteínas do leite de vaca. São consideradas bebidas altamente nutritivas e saudáveis. Existem versões cruas (germinadas) e cozidas, e a escolha vai de acordo com o gosto e poder aquisitivo do consumidor.
- Advertisement -
Os alimentos mais usados na preparação dessas bebidas são: soja, arroz, aveia, amêndoas, castanhas, macadâmia, quinua, linhaça, girassol, gergelim e amendoim. As características principais de cada leite vegetal acompanham as características de suas matérias-primas. Portanto, o teor de macro e micronutrientes varia entre eles. De forma geral todos apresentam menor teor proteico quando comparado ao leite de vaca.
Leites de castanhas são cada vez mais comuns. A castanha do Pará (ou castanha do Brasil) apresenta alto teor lipídico e proteico, além de ser rica em metionina e selênio. A metionina é um aminoácido essencial e o selênio é um mineral antioxidante. O leite de amêndoa, bastante comum entre os povos do mediterrâneo, apresenta também elevado teor lipídico e proteico, e é fonte de vitamina E, magnésio, manganês, cobre, fósforo, fibra, riboflavina, ácidos graxos monoinsaturados.
Como fazer o leite de castanha ou de amêndoa? Deixe as castanhas ou amêndoas de molho na água de um dia para o outro. A proporção é uma xícara de oleaginosas para 3 copos de água filtrada. Bata no liquidificador e coe. Acrescente fava ou extrato de baunilha, e pronto.