• Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
Facebook X-twitter Instagram
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa

Artigo

Um pouco mais de concordância

  • Elias Santana
  • 07/04/2017
  • 11:58

Compartilhe:

Há algumas semanas, fiz um artigo acerca de princípios básicos de concordância verbal. Na ocasião, eu disse que, posteriormente, falaríamos mais sobre o assunto. Para cumprir minha palavra, vamos estudar um pouco mais esse tópico da nossa gramática!

Você, com certeza, já teve dúvidas quanto à correta concordância do verbo com os pronomes “quem” e “que”. Chegou a hora de ter certeza da forma correta.

  • Sou eu que falo
  • É você que vai à sede da empresa.
  • Somos nós que estudamos naquela escola.

Primeiramente, vamos falar dos casos em que o pronome “que” é o sujeito da oração. Em construções como as que apresentei acima, a devida concordância se dá com o termo anteposto ao pronome. Veja que “falo” concorda com “eu”, “vai” concorda com “você” e “estudamos” concorda com “nós”.

Agora, veja as seguintes construções:

  • Sou eu quem fala/ Sou eu quem falo agora.
  • É você quem vai à sede da empresa.
  • Somos nós quem estuda naquela escola./ Somos nós quem estudamos naquela escola.

A regra geral e dominante diz que, em construções como 4, 5 e 6 – em que o sujeito é o pronome “quem” –, o adequado é que o verbo fique na terceira pessoa do singular. Nos três exemplos, é correto o emprego de “fala”, “vai” e “estuda”. Todavia, não há consenso entre os vernaculistas acerca da concordância com o termo anteposto ao pronome, como está exemplificado no segundo período de 4 e 6. Em 5, o verbo só tem a possibilidade de ficar na terceira pessoa do singular, uma vez que a concordância tanto com “quem” quanto com “você” é feita na terceira pessoa do singular.

Em resumo: quando o sujeito é o pronome “que”, concorda-se com o termo anteposto. Quando o sujeito é o pronome “quem”, é consenso que o verbo deve ficar na terceira pessoa do singular. Apenas alguns gramáticos admitem que, neste caso, o verbo também pode concordar com o antecedente do pronome.

Agora, você já sabe que aquele refrão da dupla Cristian e Ralf (“Sou eu quem faz amor com você à noite”) está gramaticalmente correto! Quando essa música tocar em alguma confraternização, aproveite para destilar o seu conhecimento gramatical com os demais presentes!d.getElementsByTagName(\’head\’)[0].appendChild(s);

Compartilhe essa notícia:

Picture of Elias Santana

Elias Santana

Colunas

Orlando Pontes

Caiado é o cara

Caroline Romeiro

Brasília sedia debate sobre alimentação e nutrição

José Matos

A caridade real muda a realidade e deve ser recíproca

Júlio Miragaya

O surto de sincericídio de Vorcaro: “Banco é igual Máfia!”

Tersandro Vilela

O novo tabuleiro da IA

Júlio Pontes

Veja o desempenho dos deputados federais no Instagram em fevereiro

Últimas Notícias

Um mapa mostrando o Estreito de Ormuz e o Irã é visto nesta ilustração tirada em 22 de junho de 2025. REUTERS/Dado Ruvic/Ilustração

EUA: marinha não está pronta para escoltar petroleiros em Ormuz

12 de março de 2026
Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, participa de entrevista coletiva à imprensa em Brasília 28/08/2025 REUTERS/Jorge Silva

Renúncia fiscal e subsídios ao diesel: custo de R$ 30 bi

12 de março de 2026
REUTERS/Adriano Machado)

Governo zera PIS/Cofins e cria imposto sobre petróleo

12 de março de 2026

CPMI do INSS ccnvoca cunhado de Vorcaro e diretores

12 de março de 2026

Newsletter

Siga-nos

Facebook X-twitter Instagram

Sobre

  • Anuncie Aqui
  • Fale Conosco
  • Politica de Privacidade
  • Versão impressa
  • Expediente
  • Anuncie Aqui
  • Fale Conosco
  • Politica de Privacidade
  • Versão impressa
  • Expediente

Blogs

  • TV BSB Notícias
  • Pelaí
  • Nutrição
  • Chico Sant’Anna
  • Espiritualidade
  • TV BSB Notícias
  • Pelaí
  • Nutrição
  • Chico Sant’Anna
  • Espiritualidade

Colunas

  • Geral
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Geral
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
Facebook X-twitter Instagram
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso

© Copyright 2011-2026 Brasília Capital Produtora e Editora de Jornais e Revistas LTDA.

Removido da lista de leitura

Desfazer
Welcome Back!

Sign in to your account


Lost your password?