• Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
Facebook X-twitter Instagram
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa

Cidades

Túnel de Taguatinga não tem data para ficar pronto

  • Diva Araújo
  • 31/12/2022
  • 12:00

Compartilhe:

Foto: Antonio Sabino

Obra do túnel de Taguatinga parte superior no centro de Taguatinga – Foto: Antonio Sabino

Diva Araújo

Depois de não cumprir três datas estabelecidas pelo Governo do Distrito Federal para a entrega do túnel de Taguatinga (prevista inicialmente para julho, depois adiada para outubro e finalmente não realizada no final de dezembro de 2022), a Secretaria de Obras e Infraestrutura agora prefere não marcar nova data para inauguração da obra.

Obstáculos como tapumes, cones, desvios de vias e calçadas bloqueadas, que causam infindáveis engarrafamentos no trânsito, transtornos aos pedestres e prejuízos aos comerciantes do centro da cidade, não têm prazo para serem removidos.

“Estamos sofrendo com alguns atrasos na entrega de equipamentos devido à falta de insumos nos mercados nacional e internacional”, justifica a SODF. Segundo o órgão, para finalizar a obra, faltam materiais como jatos ventiladores, fundamentais para o funcionamento dos sistemas de ventilação, de incêndio e de segurança do túnel.

Essas peças são responsáveis pela retirada do gás carbônico gerado pelo escapamento dos veículos. Sem isso, situações graves podem ocorrer, especialmente em caso de engarrafamentos ou acidentes, sem a devida circulação de ar na parte coberta da estrutura. “Sem eles, é impossível liberar o tráfego de veículos”, ressalta a pasta em nota ao Brasília Capital.

Estação meteorológica

Também estão em falta equipamentos para a estação meteorológica compacta para medição da temperatura, umidade, velocidade dos ventos, sensores de níveis de poluição, entre outros. Essa estação tem como finalidade o controle e redução de riscos ambientais, gerando alertas quanto ao vazamento de gases tóxicos ou asfixiantes, vazamento de líquidos tóxicos e contaminação do solo e da água.

Outro atraso é no fornecimento dos equipamentos que vão gerenciar o sistema de controle do túnel – componentes eletrônicos e automatizados da estrutura, como iluminação, iluminação de emergência, ventilação, estação meteorológica, entre outros.

A pasta destaca que esses equipamentos foram adquiridos em 2021. Mas o setor da construção civil tem sofrido com a escassez de insumos, principalmente de aço e concreto.“O atraso na entrega da obra não interessa à administração pública, às empresas contratadas e, principalmente, à população”, lamenta a Secretaria.

Cronograma

Foto: Antonio Sabino

Ao lançar a obra, em 20 de julho de 2020, o GDF prometia acabar com as retenções ocasionadas pelos semáforos do centro de Taguatinga e desafogar o trânsito local, por onde trafegam cerca de 137 mil motoristas diariamente. Após sua entrega, o tempo de deslocamento será reduzido em, pelo menos, 25 minutos. Segundo a SODF, o túnel está, no momento, com cerca de 90% dos serviços previstos em contrato executados.

Leia mais em Brasília Capital

Compartilhe essa notícia:

Picture of Diva Araújo

Diva Araújo

Colunas

Orlando Pontes

Caiado é o cara

Caroline Romeiro

Brasília sedia debate sobre alimentação e nutrição

José Matos

A caridade real muda a realidade e deve ser recíproca

Júlio Miragaya

O surto de sincericídio de Vorcaro: “Banco é igual Máfia!”

Tersandro Vilela

O novo tabuleiro da IA

Júlio Pontes

Veja o desempenho dos deputados federais no Instagram em fevereiro

Últimas Notícias

Um mapa mostrando o Estreito de Ormuz e o Irã é visto nesta ilustração tirada em 22 de junho de 2025. REUTERS/Dado Ruvic/Ilustração

EUA: marinha não está pronta para escoltar petroleiros em Ormuz

12 de março de 2026
Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, participa de entrevista coletiva à imprensa em Brasília 28/08/2025 REUTERS/Jorge Silva

Renúncia fiscal e subsídios ao diesel: custo de R$ 30 bi

12 de março de 2026
REUTERS/Adriano Machado)

Governo zera PIS/Cofins e cria imposto sobre petróleo

12 de março de 2026

CPMI do INSS ccnvoca cunhado de Vorcaro e diretores

12 de março de 2026

Newsletter

Siga-nos

Facebook X-twitter Instagram

Sobre

  • Anuncie Aqui
  • Fale Conosco
  • Politica de Privacidade
  • Versão impressa
  • Expediente
  • Anuncie Aqui
  • Fale Conosco
  • Politica de Privacidade
  • Versão impressa
  • Expediente

Blogs

  • TV BSB Notícias
  • Pelaí
  • Nutrição
  • Chico Sant’Anna
  • Espiritualidade
  • TV BSB Notícias
  • Pelaí
  • Nutrição
  • Chico Sant’Anna
  • Espiritualidade

Colunas

  • Geral
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Geral
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
Facebook X-twitter Instagram
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso

© Copyright 2011-2026 Brasília Capital Produtora e Editora de Jornais e Revistas LTDA.

Removido da lista de leitura

Desfazer
Welcome Back!

Sign in to your account


Lost your password?