Troca inteligente

BSB Capital 03/03/2022 às 15:19, Atualizado em 03/03/2022 às 15:24

Os refrigerantes estão entre os produtos alimentícios que mais contribuem para os quadros de obesidade e diabetes. Substitua o refrigerante por água com gás e sumo de limão

Pare hoje mesmo de tomar refrigerante. Substitua por água com gás e sumo de limão

Caroline Romeiro (*)

Se tem uma coisa que a indústria de alimentos faz muito bem é propaganda. Você sabia que uma das melhores e mais famosas propagandas do mundo são da Coca-Cola? Especialmente aquelas de Natal, mostrando a família reunida, ou, ainda, aquelas que exibem momentos alegres entre amigos e família, e que em qualquer lugar do mundo tem a Coca-Cola.

E por que eu estou falando disso

Porque – e longe de mim querer fazer propaganda para essa marca, que, aliás nem precisa disso – quero chegar no ponto que essa indústria é uma das que mais geram sentimento de pertencimento com suas propagandas. E esse é um dos motivos pelos quais as pessoas bebem esse refrigerante especificamente.

Parece loucura! Você vai me dizer que é só pelo sabor ou pelo que o açúcar causa no ser humano. Mas não. Também é por causa desse sentimento gerado pelas propagandas. 

O lado horrível dessa história é que os refrigerantes hoje estão entre os produtos alimentícios que mais contribuem para os quadros de obesidade e diabetes no mundo. Por isso, tenho uma troca inteligente para te sugerir! É uma dica simples e que funciona. Quer te fazer um favor? Pare hoje mesmo de tomar refrigerante! Independentemente de você beber refrigerante normal ou zero açúcar. Se você fizer isso, terá alguns anos de saúde a mais.

Na lista de ingredientes dos refrigerantes temos água gaseificada, açúcar (na versão tradicional), extrato de cola ou guaraná ou suco de laranja (esses são os mais consumidos), e aditivos químicos – acidulantes, conservadores, aromatizantes, corantes, adoçantes… E por aí vai!

Em um copo de 200 ml tem 85 Kcal, e 21g de açúcar (refri tradicional). Se você tomar numa festinha 5 copos, são 425 Kcal. E se tomar durante a semana 1 copo por dia, são 595 Kcal, além das calorias do refri da festinha. Então, 1020 Kcal/semana.

Se você trocar por água com gás e sumo de limão, temos: 7,3 g de carboidrato e 30 Kcal, além de 30 mg de vitamina C. Ah! E nenhum aditivo químico!

Foto: Paraíso da Cozinha

Quer outro motivo para fazer essa troca? O sumo do limão antes de uma refeição rica em carnes (gordura e proteína) pode te ajudar a ter uma digestão melhor!

Que tal experimentar essa troca?

(*) Presidente do Conselho Regional de Nutricionistas 1ª Região

Leia mais em Brasília Capital

Deixe um comentário

Rolar para cima