Ir para o conteúdo
Facebook X-twitter Instagram
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa

Cidades

Trevo da sorte e do desafogo

  • Redação
  • 18/03/2021
  • 09:10

Compartilhe:

Conclusão das obras na saída Norte melhora a vida de 100 mil motoristas que passam por ali todos os dias

Filas quilométricas de veículos, congestionamentos intermináveis e agonizantes, acidentes, trânsito tumultuado. Esta combinação, que resultava em desespero para quem desejava ir ou voltar de Sobradinho, Planaltina e demais localidades da parte Norte do Distrito Federal agora é coisa do passado.

Indice
Fim dos engarrafamosTrecho a trecho Fluidez, segurança e conforto

Em apenas pouco mais de dois anos, o governador Ibaneis Rocha (MDB) concluiu praticamente todo o serviço que nenhum de seus antecessores havia feito até então e implementou melhorias significativas no Trevo de Triagem Norte (TTN), que compreende 15 obras de arte – sendo três pontes e 12 viadutos.

No dia 9 de março, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER/DF), responsável pelas obras no TTN, liberou a sexta etapa da ligação Torto-Colorado. Foi concluída a alça de saída do viaduto do Taquari sentido à pista nova para Sobradinho, o que engloba Sobradinho II, condomínios e Fercal.

Com isso, os serviços estão 98% realizados. É a sétima e última fase, que compreende a finalização do encabeçamento do viaduto Engenheiro Antônio Gomes Filho, situado na Estrada Parque Indústria e Abastecimento (EPIA); a implantação da pavimentação asfáltica; além da instalação de guarda-corpos e das sinalizações horizontal e vertical.

Além da construção das pontes e viadutos, foram executadas a terraplenagem, a pavimentação e drenagem profunda (colocação de tubulações e bueiros) e a implantação de três quilômetros dos cerca de nove quilômetros previstos de ciclovias.

Fim dos engarrafamos

Iniciada em 2014 e retomada em 2016, a obra no TTN foi orçada em aproximadamente R$ 128 milhões. O novo complexo viário se chama Joaquim Roriz e já muda a vida de aproximadamente 100 mil motoristas que trafegam pela Saída Norte do Distrito Federal todos os dias.

O artista plástico Ademar Cappelleri, 55 anos, é morador de Sobradinho e reconhece as melhorias no trânsito.

É o que descreve o artista plástico Ademar Cappelleri, 55 anos, morador de Sobradinho: “Deu uma excelente melhorada. Antes, era congestionamento que começava lá no Plano Piloto e vinha até Sobradinho. Agora, não vemos mais engarrafamento”, afirma.

A Ponte do Bragheto, que liga a Asa Norte ao balão do Colorado, também está inserida no Trevo de Triagem Norte. A passagem aérea, de 180 metros de comprimento e 32 metros de largura, foi reformada, desde a sua fundação até a estrutura das vigas e lajes.

A reforma começou em julho de 2019, mas só em outubro o trânsito precisou ser parcialmente interrompido. As duas pontes novas, paralelas ao elevado, já estavam prontas e em pleno funcionamento desde junho daquele ano.

Trecho a trecho

Morador do Núcleo Rural Taquari, o engenheiro mecânico Paulo Maffini, 58 anos, também concorda com as benfeitorias feitas no trecho.

Morador do Núcleo Rural Taquari, o engenheiro mecânico Paulo Maffini, 58, também concorda que as melhorias no TTN foram benéficas para o trânsito no local. “Eu sou suspeito para falar. Para mim, resolveu bastante a vida de todo mundo que passa por aqui. Acabaram os engarrafamentos diários”, afirma.

A obra vinha sendo liberada trecho a trecho. Em abril de 2019, foi entregue o primeiro trecho: o acesso à DF-150, sentido à Fercal, por dois novos viadutos. No mês seguinte, foi a vez do acesso do balão do Colorado ao Lago Oeste.

Em setembro do mesmo ano foi liberado o terceiro trecho, com 5,2 km de extensão da via marginal entre o Torto e o Colorado, sentido Sobradinho-Brasília. O quarto trecho concluído foi o acesso ao Taquari, seguido do viaduto do Balão do Torto (quinto trecho), que possibilita o deslocamento para quem trafega pela Epia/DF-003 em direção ao Eixo Rodoviário (DF-002) e à Asa Sul.

A sexta etapa foi o acabamento da alça de saída do viaduto do Taquari no sentido à pista nova e a Sobradinho, Sobradinho II, condomínios e Fercal. Por fim, a sétima e última fase é a finalização do encabeçamento do viaduto Engenheiro Antônio Gomes Filho, situado na EPIA.

Fluidez, segurança e conforto

Diretor-geral do DER, Fauzi Nacfur Junior. Foto: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília

O diretor-geral do DER, Fauzi Nacfur Junior, disse que, por ser uma obra muito grande, depois de cada etapa concluída o trecho é liberado. “Sempre com o objetivo de proporcionar maior fluidez, conforto e segurança para os cerca de 100 mil motoristas que trafegam nessa região. A cada etapa concluída, fazemos a liberação do tráfego”, complementa.

Kelly Cristiane Rodrigues, 43.

Detalhes técnicos que, para Kelly Cristiane Rodrigues, 43, não fazem a menor diferença. O que ela faz questão de saber e passar adiante é que a ida e a volta para sua casa, em Sobradinho, agora é uma reta só. Livre de qualquer impedimento: sem etapas, sustos e muito menos engarrafamentos. “Melhorou demais com a realização dessas obras. Valeu muito a pena esperar”, ressalta.

Compartilhe essa notícia:

Picture of Redação

Redação

Colunas

Orlando Pontes

“A revolução virá da periferia, da cultura, da música”

Caroline Romeiro

O alerta global que o Brasil não pode ignorar

José Matos

A escada da vida

Júlio Miragaya

5 de dezembro de 1941: a virada na 2ª Guerra Mundial

Tesandro Vilela

IA generativa muda hábitos digitais na América Latina

Júlio Pontes

Cappelli lidera engajamento entre os pré-candidatos ao GDF

Últimas Notícias

O alerta global que o Brasil não pode ignorar

5 de dezembro de 2025

STF marca julgamento dos réus do caso Marielle para fevereiro de 2026

5 de dezembro de 2025

Copa do Mundo: Brasil pega grupo com Marrocos, Escócia e Haiti

5 de dezembro de 2025

Alexandre de Moraes entra em lista dos mais influentes do ano do Financial Times

5 de dezembro de 2025

Newsletter

Siga-nos

Facebook X-twitter Instagram

Sobre

  • Anuncie Aqui
  • Fale Conosco
  • Politica de Privacidade
  • Versão impressa
  • Expediente
  • Anuncie Aqui
  • Fale Conosco
  • Politica de Privacidade
  • Versão impressa
  • Expediente

Blogs

  • TV BSB Notícias
  • Pelaí
  • Nutrição
  • Chico Sant’Anna
  • Espiritualidade
  • TV BSB Notícias
  • Pelaí
  • Nutrição
  • Chico Sant’Anna
  • Espiritualidade

Colunas

  • Geral
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Geral
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
Facebook X-twitter Instagram
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso

© Copyright 2011-2025 Brasília Capital Produtora e Editora de Jornais e Revistas LTDA.