Ir para o conteúdo
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
Facebook X-twitter Instagram
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa

Cidades

Três novos bairros para abrigar 20 mil pessoas

  • Agência Brasília
  • 13/08/2021
  • 09:40

Compartilhe:

O Conselho de Planejamento Territorial e Urbano do Distrito Federal (Conplan) aprovou por maioria de votos, em reunião virtual nesta quinta-feira (12), a criação de três novos bairros. Ao todo, 20.315 habitantes serão beneficiados com a iniciativa.

Um dos novos loteamentos é a etapa 3 do Setor Habitacional Arapoanga, em Planaltina. Outros dois ficam na Região Administrativa do Jardim Botânico – o Parque dos Pinheiros, no Setor Habitacional Estrada do Sol, e a Alameda Nossa Senhora de Fátima, localizada no Setor Habitacional Tororó.

“É importante enfatizar que foram três parcelamentos novos aprovados em um único Conplan. Isso é um número expressivo. Parabéns aos conselheiros e nosso agradecimento a todos”, elogiou o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Mateus Oliveira.

A criação do parcelamento na etapa 3 do Setor Habitacional Arapoanga foi aprovada por 32 votos favoráveis. A área possui um total de 8,65 hectares, com 940 lotes para residências, comércio e uso misto, com uma população estimada em 19.697 habitantes.

“É um refresco ter um parcelamento que se integra com o que já tem de forma preexistente, que procura distribuir o solo e terá uma diversidade de moradia lá dentro”Gabriela Tenório, conselheira representante da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UnB

O projeto ainda prevê áreas para Equipamentos Públicos Comunitários (EPCs) e Urbanos (EPUs), além de Espaços Livres de Uso Público (ELUPs). “As ELUPs e os equipamentos públicos têm esse plus de ajudar a área de regularização a ter uma condição melhor como cidade e trazem mais qualidade de vida aos habitantes”, comentou Mateus Oliveira.

A iniciativa foi elogiada pela conselheira Gabriela Tenório, representante da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília (FAU-UnB). “É um refresco ter um parcelamento que se integra com o que já tem de forma preexistente, que procura distribuir o solo e terá uma diversidade de moradia lá dentro”, destacou.

RA do Jardim Botânico

Para a Região Administrativa do Jardim Botânico, a criação do Parque dos Pinheiros foi aprovada por 33 votos dos conselheiros do Conplan. O terreno é de 10,4883 hectares, com 86 unidades residenciais e uma população estimada em 524 habitantes. Também é previsto no local mais equipamentos públicos e espaços livres.

Por fim, o parcelamento Alameda Nossa Senhora de Fátima foi aprovado no Conplan com 30 votos favoráveis. O terreno de 2,12 hectares tem 25 unidades residenciais e uma população estimada em 94 habitantes. Terá EPCs, EPUs, ELUPs e 10% do local será reservado para áreas verdes públicas.

Todos os projetos urbanísticos dos novos bairros apresentaram os estudos de impacto ambiental e os pareceres favoráveis das concessionárias públicas.

*Com informações da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação do DF

Compartilhe essa notícia:

Picture of Agência Brasília

Agência Brasília

Colunas

Orlando Pontes

Caiado é o cara

Caroline Romeiro

Carnaval com saúde

José Matos

Umbanda: religião brasileira e cristã – II

Júlio Miragaya

O chororô da Unidos da Papuda

Tersandro Vilela

Lula defende Sul Global na regulação tecnológica

Júlio Pontes

Lula virou samba e pode pagar caro por isso?

Últimas Notícias

À espera do PSB

21 de fevereiro de 2026

Goiás projeta 2ª maior safra de grãos da história

21 de fevereiro de 2026

Dobradinha bolsonarista

21 de fevereiro de 2026

Sindicato lança campanha sobre conduta de Ibaneis

21 de fevereiro de 2026

Newsletter

Siga-nos

Facebook X-twitter Instagram

Sobre

  • Anuncie Aqui
  • Fale Conosco
  • Politica de Privacidade
  • Versão impressa
  • Expediente
  • Anuncie Aqui
  • Fale Conosco
  • Politica de Privacidade
  • Versão impressa
  • Expediente

Blogs

  • TV BSB Notícias
  • Pelaí
  • Nutrição
  • Chico Sant’Anna
  • Espiritualidade
  • TV BSB Notícias
  • Pelaí
  • Nutrição
  • Chico Sant’Anna
  • Espiritualidade

Colunas

  • Geral
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Geral
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
Facebook X-twitter Instagram
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso

© Copyright 2011-2026 Brasília Capital Produtora e Editora de Jornais e Revistas LTDA.