- Advertisement -
Impulsionados pelo medo de que seu tempo esteja se esgotando após Cuba e EUA anunciarem que iriam restaurar relações diplomáticas depois de 50 anos, o número de imigrantes cubanos tentando chegar ilegalmente em território americano ao menos dobrou, disseram funcionários da Guarda Costeira nesta segunda-feira.
Autoridades capturaram, interceptaram ou deportaram 421 balseiros desde 17 de dezembro, a maioria na Flórida, disse o tenente comandante Gabe Somma, porta-voz do sétimo distrito da Guarda Costeira em Miami. Em todo dezembro de 2013, o número total de imigrantes cubanos que tentaram alcançar os Estados Unidos foi praticamente a metade — apenas 222. Pouco antes do anúncio histórico, entre 1º e 16 de dezembro de 2014, apenas 132 cubanos foram impedidos de chegar à costa dos EUA. O número é três vezes menor que a nova leva.
Alguns cubanos dizem que estão pensando em acelerar seus planos de chegar aos EUA, mas outros advertem contra a perigosa travessia — especialmente quando ainda não está claro o quanto a lei americana pode mudar.