O transporte urbano coletivo do Distrito Federal ganhou mais um dispositivo para melhorar a eficiência, a segurança e a regularidade do serviço. Para garantir o cumprimento desses quesitos, foi instituído o Grupo Especial de Monitoramento Operacional (GMOP), formado por servidores de carreira do Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans).
- Advertisement -
\”O grupo atuará no monitoramento e supervisão operacional da acessibilidade e da segurança dos usuários nos serviços de transporte público de passageiros\”, explicou o diretor-geral do DFTrans, Marco Antonio Campanella.
Os integrantes do GMOP utilizarão indicadores para monitorar a qualidade e a segurança, tais como acidentes com passageiros e de veículos; frequência e quantidade de coletivos defeituosos; cumprimento das viagens programadas; intervalo médio entre as partidas realizadas (regularidade); cumprimento da oferta de veículos; e o tempo médio de viagem.
Também serão observados o tempo médio de espera; informações disponíveis para o usuário; além da quantidade média de passageiros em cada coletivo, entre outros.
\”O GMOP será integrado por servidores dos cargos de analista de transportes urbanos, especialidade planejamento e operações, técnico de transportes urbanos e de auxiliar de transportes urbanos\”, acrescentou Campanella. A instrução foi publicada no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) de terça-feira (25).