• Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
Facebook X-twitter Instagram
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa

Sem categoria

Transporte público no Entorno será reforçado

  • Redação
  • 18/03/2014
  • 13:00

Compartilhe:

Um conjunto de iniciativas para melhorar o transporte público entre o Distrito Federal e Entorno foi anunciado nesta segunda-feira (17) pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Entre elas, a publicação, em abril, do edital que vai licitar o novo sistema de ônibus para a região, previsto para começar a operar no início de 2015.
Enquanto isso, de forma emergencial e com auxílio do GDF, será publicado, terça-feira (18), pela ANTT, um chamamento público para que mais uma empresa de transporte opere na parte sul do Entorno. Com isso, serão cerca de 220 ônibus a mais para atender cidades como Valparaíso, Cidade Ocidental e Luziânia.
\”Será selecionada uma empresa para circular naquela região juntamente com as que já operam administrativamente e judicialmente. Esperamos que ela comece a rodar já no início de abril, assim que declararmos a vencedora e que os documentos sejam apresentados\”, informou a diretora da ANTT, Ana Patrizia Lira.
Assim que o chamamento for publicado, as empresas interessadas terão até 10 dias para confirmar participação. Depois de escolhida, deverá começar a rodar na região em até cinco dias. \”Elas vão operar por conta e risco, de forma emergencial, com a tarifa pré-definida pela ANTT\”, ressaltou Lira.
Segundo o secretário de Desenvolvimento da Região Metropolitana do DF, Eurípedes Júnior, a mesma solução emergencial adotada para a parte sul do Entorno também foi implantada em Planaltina de Goiás, onde uma nova empresa começou a operar com mais 60 ônibus, 24 deles zero quilômetro.
\”Conseguimos resolver o problema de Planaltina. Também fizemos na Cidade Ocidental, onde já se comprometeram a colocar outra empresa para operar. A próxima atendida será Valparaíso\”, afirmou Eurípedes Júnior.
As empresas de transporte que atendem a região sul do Entorno atuam com autorização especial concedida pela ANTT, pois os contratos não são renovados desde 2008.
LICITAÇÃO – Com a licitação dos Serviços de Transporte Rodoviário Interestadual Semiurbano de Passageiros, 11 municípios goianos serão interligados às diferentes regiões do Distrito Federal. As operadoras que possuírem os coletivos mais novos, e preencherem todos os requisitos estabelecidos, terão preferência no processo.
De acordo com a diretora da Agência Nacional de Transportes Terrestres, com o edital lançado em abril deste ano, no início de 2015 será iniciada a transição entre as atuais operadoras e as que venceram a licitação, tudo realizado em aproximadamente quatro meses.
\”A ANTT tem a segurança que isso resolverá todo o problema de transporte no Entorno, porque as empresas estarão baseadas em contrato, com sistema automatizado, avaliação de desempenho, que permitirá absoluto controle da operação, e com instrumentos de punição caso não cumpram sua função\”, informou Ana Patrizia Lira.
Atualmente, o processo licitatório está em fase final de conclusão, e será publicado após a aprovação definitiva pelo Ministério dos Transportes.

- Advertisement -

Compartilhe essa notícia:

Picture of Redação

Redação

Colunas

Orlando Pontes

Guerra não abate produção de frangos no Brasil

Caroline Romeiro

Entre curvas, reflexos e resistência

José Matos

O fim da inveja

Júlio Miragaya

Por que não reter ganhos com royalties e participações especiais?

Tersandro Vilela

Os custos invisíveis da inteligência artificial

Júlio Pontes

Com dancinha, Flávio imita Trump e Milei

Últimas Notícias

Adesivaço no Taguaparque reforça defesa do BRB

1 de abril de 2026
Shutterstock

Vênus em Touro: Amor e Conexões Profundas Agora

31 de março de 2026
Ronaldo Caiado na transmissão de cargo para Daniel Vilela

“Sou intransigente com corrupção e com bandido”, diz Caiado em despedida na Alego

31 de março de 2026

Preço alto trava regularização em Vicente Pires

31 de março de 2026

Newsletter

Siga-nos

Facebook X-twitter Instagram

Sobre

  • Anuncie Aqui
  • Fale Conosco
  • Politica de Privacidade
  • Versão impressa
  • Expediente
  • Anuncie Aqui
  • Fale Conosco
  • Politica de Privacidade
  • Versão impressa
  • Expediente

Blogs

  • TV BSB Notícias
  • Pelaí
  • Nutrição
  • Chico Sant’Anna
  • Espiritualidade
  • TV BSB Notícias
  • Pelaí
  • Nutrição
  • Chico Sant’Anna
  • Espiritualidade

Colunas

  • Geral
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Geral
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
Facebook X-twitter Instagram
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso

© Copyright 2011-2026 Brasília Capital Produtora e Editora de Jornais e Revistas LTDA.

Removido da lista de leitura

Desfazer
Welcome Back!

Sign in to your account


Lost your password?