Trânsito liberado aos domingos e feriados na W3 Sul

mmPor ,03/12/2021 às 10:02, Atualizado em 03/12/2021 às 10:02

Liberação da via para circulação normal de veículos ocorre após um estudo apresentado pelo Sindivarejista

w3 lazer
Foto: Joel Rodrigues / Agência Brasília

Os veículos voltarão a poder circular na W3 Sul aos domingos e feriados. Durante quase um ano e meio, a avenida teve o trânsito interditado para carros, motos e ônibus entre as quadras 503/703 e 512/912, sendo liberado para pedestres e ciclistas. A medida foi revogada por decreto publicado no Diário Oficial do DF de quinta-feira (2) e passa a valer a partir deste domingo, 5 de dezembro.

A decisão pela reabertura da W3 ocorre em meio ao avanço da vacinação – o DF tem 75,53% da população geral imunizada com a primeira dose do ciclo – e a reforma da avenida.

“Quando a pandemia estava muito forte e as pessoas confinadas, o governador teve a ideia de criar uma nova opção para as pessoas saírem de casa. Agora arrefeceu a pandemia, os parques abriram, os espaços públicos podem ser usados e nós temos oportunidade de dar continuidade a reforma”, afirma o secretário de Governo, José Humberto Pires. Serão feitas as calçadas e as trocas do pavimento da área da 703.

O GDF investiu R$ 24,8 milhões num pacote de obras na W3 Sul, que inclui serviços de readequação do sistema viário com estacionamentos, reforma total das calçadas com acessibilidade, paisagismo, obras complementares de drenagem, sinalização, melhoria asfáltica, troca de iluminação por LED e colocação de novas lixeiras.

“O Governo do Distrito Federal está fazendo um trabalho maravilhoso, com vários órgãos integrados, e a população precisa ver a transformação acontecendo e já usufruir das benfeitorias prontas”, afirma Meire Mota, secretária executiva de Acompanhamento e Monitoramento de Políticas Públicas.

A secretária destaca que esse não é o fim do Viva W3. “O projeto não acabou com o encerramento do fechamento aos domingos. Estamos reformando três praças, como a Praça 21 de Abril, com mobiliário urbano e acessibilidade. Os corredores culturais foram revitalizados. Estamos incentivando a economia criativa”, completa.

Comércio

A medida também busca ajudar o comércio da região. Os comerciantes e lojistas estavam em diálogo com a Secretaria de Governo solicitando a reabertura para aquecer o comércio durante o período natalino. “Nós tivemos uma conversa com o Zé Humberto (José Humberto Pires, secretário de Governo) para que em dezembro estivesse aberto, justamente por causa do Natal e das festas de fim de ano”, afirma o presidente do Sindivarejista, Edson Castro.

Para Castro, o impacto será positivo também pela presença de novos estacionamentos na região. “O brasiliense tem mania de andar de carro. Vai passando, parando e entrando nas lojas. Quando não tem estacionamento, ninguém vai. Nossa expectativa é muito boa. O comércio do DF só fecha em três datas – Sexta-feira da Paixão, 25 de dezembro e 1º de janeiro -, porque reage muito bem aos domingos e feriados”, analisa.

O fechamento da avenida teve início em junho de 2020 durante as medidas restritivas devido à pandemia de covid-19. A ação teve o objetivo de ser um novo espaço público para práticas de esporte e lazer enquanto os parques estavam fechados e para evitar aglomerações na área do Eixão. O decreto mantém a interdição da DF-002, o Eixão do Lazer, aos domingos e feriados.

Sobre uma possível retorno da medida futuramente, José Humberto Pires diz que “nada impede que possa ser reavaliado”, já que “houve uma aprovação relativamente boa”.

Leia mais no Brasília Capital

Deixe um comentário

Rolar para cima