Ir para o conteúdo
Facebook X-twitter Instagram
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa

Brasil, Manchete

Tragédias anunciadas: a culpa é da negligência

  • Dr. Gutemberg
  • 15/02/2019
  • 17:36

Compartilhe:

Não bastasse o déficit de profissionais, de equipamentos, de medicamentos, de leitos e de ambulâncias, o princípio de incêndio no Hospital Regional de Taguatinga (HRT), em janeiro deste ano, expôs outra situação não menos preocupante nos hospitais da rede pública de Saúde do DF: a ausência de fiscalização e manutenção de extintores de incêndio nos hospitais. Segundo integrantes do próprio governo, os equipamentos estão vencidos desde 2015 em várias unidades.

Essa situação, obviamente, exige rápida resposta do Poder Público, a fim de evitar, a exemplo de Brumadinho e do Centro de Treinamento do Flamengo, mais uma tragédia anunciada. Agora, a promessa é substituir os extintores vencidos em regime de urgência, o que não é para menos diante da gravidade do fato. Vale ressaltar que, mensalmente, uma unidade hospitalar do tamanho do HRT, por exemplo, realiza, em média, 1.147.206 procedimentos ambulatoriais, segundo a Secretaria de Saúde, e possui 2.176 profissionais cadastrados. Ou seja, a irresponsabilidade é muito maior do que se pensa.

No mínimo, quando pensamos que é mais de um ou dois hospitais públicos nessa situação desde 2015, podemos falar, sim, que o Sistema Único de Saúde (SUS) sofre uma verdadeira tragédia humanitária. Manter extintores de incêndio é o básico do básico se a intenção é realmente salvar vidas. E “esquecer” de investir em prevenção e fiscalizar esses equipamentos, em hospitais com estruturas precárias e cheios de gambiarras, vai muito na contramão de discursos que asseguram priorizar a saúde pública.

Fora os extintores, outras duas notícias pautaram os jornais ao longo desta semana: alagamentos em hospitais nos dias de chuva e falhas na segurança do HRT. No Hospital Regional do Gama (HRG), quatro pessoas internadas foram realocadas por causa da inundação nas salas. Um detalhe chama atenção: a mesma notícia foi veiculada há quatro anos, em dezembro de 2015, quando um paciente gravou corredores e salas da unidade inundados.

Sobre a insegurança nos hospitais não é diferente. Ano após ano, pacientes, servidores e sindicatos seguem cobrando a contratação de vigilantes. Aliás, foi também no HRG que, em janeiro deste ano, um tiroteio acabou com três pessoas feridas. As cenas, infelizmente, se repetem. E, frente a essa realidade, acredito que vale a reflexão do jornalista Ricardo Boechat em seu último programa na rádio BandNews FM: “Temos que colocar em cima da mesa, como sociedade, se a gente quer continuar lidando com essas tragédias, pranteando-as no início e esquecendo-as logo depois”.  

Temos que escolher o que queremos. Todos nós. Pacientes e servidores: sociedade. Para evitar novas tragédias anunciadas e exigir do Poder Público o respeito que merecemos. Se não há zelo em questões tão óbvias, tão aparentes, o que mais não estamos enxergando? 

Compartilhe essa notícia:

Picture of Dr. Gutemberg

Dr. Gutemberg

Colunas

Orlando Pontes

Geraldo Azevedo leva 5 mil pessoas a Olhos d’Água

Caroline Romeiro

Cuidado com as bebidas “zero açúcar”

José Matos

Insatisfação…

Júlio Miragaya

A verdade sobre taxas de inflação e de juros no Brasil

Tesandro Vilela

Projeto de governança de IA vai ao Congresso

Júlio Pontes

Ibaneis quer se livrar do “lixo” Centrad

Últimas Notícias

Aluguel Social tem inscrições prorrogadas

17 de dezembro de 2025

Vilão de “A Bela e a Fera” ganhará live-action da Disney

17 de dezembro de 2025
Ronaldo Caiado e Daniel Vilela. Foto: Reprodução

Caiado é o governador mais bem avaliado do Brasil, segundo Atlas

17 de dezembro de 2025

Moro chama matéria de “factoide” e erra nome de colega

17 de dezembro de 2025

Newsletter

Siga-nos

Facebook X-twitter Instagram

Sobre

  • Anuncie Aqui
  • Fale Conosco
  • Politica de Privacidade
  • Versão impressa
  • Expediente
  • Anuncie Aqui
  • Fale Conosco
  • Politica de Privacidade
  • Versão impressa
  • Expediente

Blogs

  • TV BSB Notícias
  • Pelaí
  • Nutrição
  • Chico Sant’Anna
  • Espiritualidade
  • TV BSB Notícias
  • Pelaí
  • Nutrição
  • Chico Sant’Anna
  • Espiritualidade

Colunas

  • Geral
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Geral
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
Facebook X-twitter Instagram
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso

© Copyright 2011-2025 Brasília Capital Produtora e Editora de Jornais e Revistas LTDA.