A Fifa anunciou nesta segunda-feira (31) uma grande mudança em sua principal premiação. Depois de romper a parceria com a France Football, a entidade máxima do futebol decidiu abrir espaço para o público na decisão de quais atletas serão eleitos os melhores do mundo.
Do dia primeiro até o quatro do mês, serão reveladas as listas com os melhores técnicos e atletas para dar início ao processo de votação, que terá início do dia 4 de novembro e irá até o dia 22. A listas finais, com três nomes de cada categoria, serão reveladas em 2 de dezembro.
“Esse evento será sobre o futebol e os seus participantes mais apaixonados – jogadores, técnicos e fãs”, disse Gianni Infantino, presidente da Fifa. “É um novo evento com novas abordagens para celebrar o jogo que amamos.”
Meio a meio – Com o novo sistema, jogadores e técnicos, tanto do futebol masculino como feminino, serão eleitos por um processo em que 50% do resultado será determinado a partir das escolhas dos capitães e dos treinadores das seleções do mundo. A outra metade será dividida entre votos virtuais e a escolha de 200 jornalistas de diferentes países.
A cerimônia de gala da Fifa acontecerá no dia 9 de janeiro de 2017. Serão oito premiações no evento: melhor jogador, melhor jogadora, melhor técnico do futebol masculino, melhor técnico ou técnica do futebol feminino, o gol mais bonito do ano (prêmio Puskas), troféu fair play, a seleção do ano e, outra mudança, o prêmio dos torcedores.
Outra novidade para a próxima edição do evento, o prêmio dos torcedores será um troféu dado pelo próprio público. Por meio de um painel formado por jogadores como Marta, Batistuta e Petkovic, serão escolhidos os três melhores momentos do ano no futebol e, a partir disso, os fãs poderão votar online no ganhador.
document.currentScript.parentNode.insertBefore(s, document.currentScript);