O Programa Justiça Comunitária (PJC), iniciativa do TJDFT que atua visando a democratização do acesso à Justiça por meio de métodos alternativos de solução de conflitos, deu início, na última terça-feira (11) à ação de formação “Vozes da Paz: Mediação Comunitária aplicada ao contexto escolar”, em parceria com a Subsecretaria de Formação Continuada dos Profissionais da Educação (EAPE).
A ação faz parte do “Vozes da Paz”, braço da Justiça Comunitária que desenvolve ações de mediação comunitária e facilitação de diálogos circulares nas escolas da rede pública do DF desde 2013. O objetivo é capacitar profissionais da educação para que possam desenvolver a cultura da paz e da mediação de conflitos no ambiente escolar, visando a redução da violência.
O curso será ministrado pelas servidoras do Programa Justiça Comunitária Thais Andreozzi e Paula Gonçalves. Os temas “Perspectiva comunitária de mediação nas escolas”; “Cultura de violência e paz”; “Boas práticas escolares e articulação de redes”; “Mediação, comunicação não violenta e assembleias escolares”; “Processos circulares” “ Planejamento do círculo na escola” e “Realização de um círculo na escola” serão tratados nas 40 horas/aula da ação educativa, que será oferecida em uma turma on-line, às terças-feiras das 14 às 17h, para os 55 inscritos (profissionais da Secretaria de Educação do DF e pessoas da comunidade).
Com informações da ASCOM TJDFT