Adolescentes da mesma família que morreram após cabo de energia atingi-los. Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal/G1
Da Redação
Brasília tem vivido momentos de terror e de tragédias. Não bastasse o vandalismo com intenções golpistas praticado por radicais bolsonaristas inconformados com a derrota nas urnas, a população ainda precisa assistir a desastres evitáveis – causados por irresponsabilidade de quem poderia preveni-los –, que vitimam inocentes e ceifam vidas.
Eletrocutados na rua
Na noite de sexta (9), em meio a uma forte chuva, um fio da rede da NeoEnergia caiu sobre um carro na EQNP 24 Conjunto E, no setor P-Sul, em Ceilândia. Karina Madureira da Silva, 17 anos, tia de Sophia Emanuelly Batista Madureira, de 5, e Kelvin Michel Madureira de Andrade, 14 anos, parente das duas, caminhavam pela calçada e foram atingidos pela descarga elétrica. O adolescente chegou a ser socorrido por um morador. Mas não resistiu, mesmo depois de uma hora de tentativa de reanimação pelo Corpo de Bombeiros. As três vítimas moravam em Planaltina e foram sepultadas no domingo (11), no cemitério da cidade.
Solidário
Três pessoas estavam no veículo: Alex Pereira de Sousa, 41 anos, uma adolescente de 15 e uma menina de 6. Alex desceu do carro para socorrer os pedestres e acabou sendo eletrocutado. Mas não perdeu a consciência e conseguiu se afastar. Foi socorrido e ficou internado no Hospital Regional de Taguatinga com problemas nos rins. As duas passageiras que ficaram no veículo foram resgatadas ilesas.
Remendo
Zilton Monteiro, 61 anos, morador da quadra, contou que a NeoEnergia havia sido chamada para corrigir os problemas na rede local. Mas os técnicos apenas fizeram um reparo, em vez de trocar a fiação. “Remendaram o fio. Estávamos esse tempo todo correndo risco. Com a chuva, o fio rompeu”, disse Zilton. Na rua, os vizinhos passaram a chamar a companhia de NEOcrópsiaENERGIA.
Apoio
A Neoenergia Brasília lamentou o ocorrido e disse que está prestando solidariedade e apoio às famílias e às vítimas. “A companhia enviou uma equipe técnica imediatamente ao local para proceder com as medidas emergenciais cabíveis, eliminando os riscos para a população. No momento da ocorrência, havia um grande volume de chuvas e a incidência de descargas elétricas na rede”, disse, em nota.
Caso de Polícia
O acidente está em investigação pela 23ª DP (P-Sul). “Estamos aguardando o laudo da Seção de Engenharia Legal e Meio Ambiente (Selma), especializada no assunto. Peritos da Polícia Civil vão avaliar o caso”, declarou o delegado Luiz Gustavo Ferreira.
Pendurado no poste
Um eletricista terceirizado, prestador de serviços da Neoernegia Distribuição Brasília, de 45 anos, levou um choque e sofreu queimaduras ao fazer um serviço de manutenção em transformadores, segunda-feira (10), na Quadra 305 do Bairro Residencial Oeste, em São Sebastião.
Em um vídeo gravado por testemunhas, o operário aparece desacordado e pendurado no poste. Os bombeiros resgataram a vítima com vida, com uma queimadura extensa na mão esquerda, baixa saturação e desorientado. Ele foi levado ao Hospital de Base. A NeoEnergia afirmou que o colaborador está recebendo suporte e acompanhamento em tempo integral. A 30ª DP vai apurar o fato.