Nosso corpo produz calor quando produz energia a partir dos nutrientes que comemos e também quando gasta energia para realizar suas atividades basais ou outras atividades facultativas, como exercícios físicos. Esse calor produzido é para manutenção da temperatura corporal, que deve estar em torno de 37 ºC para que nossas reações bioquímicas ocorram. Quando estamos em ambiente frio, nosso corpo produz mais calor. Quando comemos, nosso corpo produz calor. Esse processo chama-se termogênese.
- Advertisement -
Muitos alimentos apresentam efeito termogênico. Isso quer dizer que auxiliam nosso corpo para maior produção de calor, ou produção de energia. O tecido adiposo marrom é o grande responsável pelo processo de termogênese, mas nós adultos quase não temos esse tipo de tecido adiposo. O que podemos fazer é uma adaptação do nosso tecido adiposo branco, aumentando o número de mitocôndrias nesse tecido.
As mitocôndrias são organelas celulares responsáveis pela queima de gordura. Como fazer isso? Respirando mais, ou fazendo exercícios que te façam respirar mais, aqueles chamados de aeróbios, que demandam mais oxigênio. Isso faz com que você tenha termogênese, gaste mais energia.
Nós podemos contar com a ajuda de alimentos que estimulam nosso sistema nervoso simpático e, com isso, teremos aumento de batimentos cardíacos. Mobilizamos gordura do tecido adiposo e fazemos termogênese.
Entre os alimentos que aceleram este processo estão a pimenta, por conter capsaicinoides; o chá verde, pelas catequinas; a cafeína, presente no café e em muitos chás ou no chocolate amargo; o alho e gorduras de cadeia média, como a gordura do coco.
Portanto, para aumentar a termogênese corporal, o segredo continua sendo a alimentação e os exercícios físicos. Procure um nutricionista para saber quais as combinações e concentrações necessárias dessas substâncias aumentam a termogênese.