Nos últimos dias, nós, usuários de redes sociais, vimos os nossos feeds repletos de imagens geradas por inteligência artificial no estilo artístico do Studio Ghibli – empresa japonesa responsável por animações famosas. A nova trend foi alavancada pelo lançamento do novo recurso do Chat GPT de geração de imagens.
Uma trend nas redes sociais é um comportamento que se torna popular entre os usuários e é amplamente compartilhado por um período em uma plataforma de mídia social. A tradução da palavra trend é autoexplicativa: tendência – tal qual a música de Jorge Aragão. Ou seja, quem posta o conteúdo segue o que os outros internautas estão fazendo para que seu post tenha mais visibilidade.
Lembro que, em 2014, artistas como Ivete Sangalo, Angélica e Justin Bieber jogavam um balde de água gelada contra a cabeça e publicavam nas suas redes. O objetivo inicial era chamar a atenção para a esclerose lateral amiotrófica, mal degenerativo também conhecido como doença de Lou Gehrig. A dinâmica era chamada de “Ice Bucket Challenge”, ou simplesmente desafio do balde de gelo.
Dez anos depois, a tendência é mais facilmente executada (com poucos cliques) e com um objetivo não tão nobre: recriar uma foto pessoal no estilo Ghibili. E que se tornou numa excelente oportunidade para que políticos propaguem seus feitos.
O primeiro deles a “entrar na trend” foi o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil). Logo nas primeiras horas do dia, ele recriou fotos marcantes de seu mandato para sinalizar que o salário dos servidores estaduais foi pago em dia. Resultado: mais de 32 mil curtidas e um dos melhores posts da semana nas redes do presidenciável – o evento de lançamento da candidatura ocorre nesta sexta-feira (4), em Salvador (BA).
O prefeito de Maceió, João Henrique Caldas (PL), o JHC, aproveitou o gancho para dizer que seu mandato “não é ficção, é trabalho”, e recriou entregas importantes na capital alagoana. O queridinho das equipes de comunicação Brasil afora, João Campos (PSB), prefeito do Recife, simplesmente refez sua foto de perfil, sem passar nenhuma mensagem. E é neste exemplo que eu paro para refletir.
O post de Campos na trend atingiu 45 mil curtidas. Outra imagem estática publicada um dia antes nas redes do prefeito atingiu 6 mil likes. Se tivesse usado a novidade para comunicar feitos de sua gestão, talvez tivesse passado a mensagem para muito mais pessoas.
Portanto, esteja antenado às tendências e aja rapidamente quando elas surgirem. Pois, do mesmo jeito que são muito eficazes quando feitas rapidamente, se demorarem a ser postadas podem passar a mensagem de um político atrasado e desconectado da realidade.