O Inmet alerta que “chuvas intensas e temporais com raios, queda de granizo e rajadas de vento acima de 90km/h” devem atingir o Rio Grande do Sul e parte de Santa Catarina nesta quarta-feira (17). No Paraná, também podem ocorrer tempestades, de forma mais isolada, em função do calor e da umidade.
Ontem, o temporal matou uma pessoa e deixou outras 10 feridas em Cachoeirinha, região metropolitana de Porto Alegre. Segundo a prefeitura, a vítima fatal estava em situação de rua. Na capital gaúcha, 27 postes e cerca de 150 árvores caíram em função da forte ventania. Carros e casas também foram danificados.
A Defesa Civil do RS orienta que os cidadãos, antes das chuvas, verifiquem as condições do telhado da casa e árvores no entorno e adotem medidas preventivas caso sejam necessários reparos. Durante as chuvas, a recomendação das autoridades é ficar em segurança, retirar eletrônicos da tomada e fechar bem portas e janelas.
Em caso de emergência, procure informações junto à Defesa Civil da sua cidade, conheça os Planos de Contingência municipais para saber quais os riscos e como agir em caso de desastre no seu município.