O presidente Michel Temer revogou nesta quinta-feira (25) o decreto que permitia a atuação das Forças Armadas nas ruas de Brasília até a próxima quarta-feira (31). A decisão foi tomada após o governo constatar o descontrole durante manifestações contra Temer e por eleições diretas para Presidência da República ontem (quarta, 24).
Na decisão, o presidente afirma que, \”considerando a cessação dos atos de depredação e violência e o consequente restabelecimento da Lei e da Ordem no Distrito Federal, em especial na Esplanada dos Ministérios\” decide retirar os militares das ruas.
Antes da decisão ser oficializada Temer esteve reunido com Jungmann e os ministros Sergio Etchegoyen (Gabinete de Segurança Institucional), Antonio Imbassahy (Secretaria de Governo), Eliseu Padilha (Casa Civil) e Moreira Franco (Secretaria-Geral da Presidência).
O decreto publicado nesta quinta-feira tem apenas dois artigos:
- Art. 1º Fica revogado o Decreto de 24 de maio de 2017, que autoriza o emprego das Forças Armadas para a Garantia da Lei e da Ordem no Distrito Federal;
- Art. 2º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação. Brasília, 25 de maio de 2017; 196º da Independência e 129º da República.
} else {