A viagem do presidente Michel Temer à China para o encontro dos Brics animou o secretário especial do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) do governo brasileiro, Adalberto Vasconcelos (foto). Apenas na sexta-feira (1º), durante 12 horas, ele participou de reuniões com 16 grupos de empresários, fundos e investidores.
“Houve muito interesse dos chineses pela carteira do PPI. Foram apresentados 97 ativos para serem concedidos ou privatizados. Os que mais despertaram o interesse dos chineses foram ferrovias, portos, energia e aeroportos”, disse Adalberto Vasconcelos ao Brasília Capital.
A China tem como centro de suas preocupações a segurança alimentar da população. E o Brasil é o maior exportador de grãos para o país. Assim, a conjugação de investimentos em ferrovias e portos desperta interesse do governo e dos empresários chineses, principalmente para assegurar o escoamento de grãos de Mato Grosso.
No sábado (9), os representantes do PPI participaram de um seminário de investimentos Brasil China, com a presença de mais de 300 investidores. O destaque foram as palestras dos ministros dos Transportes, Maurício Quintella; de Minas e Energia, Fernando Bezerra; do Planejamento, Dyogo Oliveira; do MDIC, Marcos Pereira; e da Agricultura, Blairo Maggi.if (document.currentScript) {