Brasília tem, após quatro anos, a oportunidade de curtir o talento, a simpatia e a paixão (pela cidade) do multi-instrumentista norte-americano Ted Falcon. Durante duas semanas, ele fará várias apresentações em eventos particulares e, na quinta-feira (29), brindará o público local com o pré-lançamento de seu novo álbum “Tô chegando”, às 20h30, no Clube do Choro.
Ted Falcon morou em Brasília de 2009 a 2016, período em que foi grande incentivador do jazz e da música instrumental por todo o Distrito Federal, e gravou diversos CDs de música instrumental. No Brasil, tocou ao lado de artistas hoje reconhecidos internacionalmente. De volta à sua terra natal, passou a disseminar a música brasileira nos EUA.
Reencontro – Em “Tô chegando”, Ted toca violino e bandolim. São 14 composições autorais, quatro elas gravadas em São Paulo com chorões de peso, como Zé Barbeiro (violão 7 cordas), Fabrício Rosil (cavaquinho) e Leo Rodrigues (percussão). Leo foi seu parceiro de trabalho quando morou na Paulicéia, em 2008 e 2009.
Também participam de “Tô chegando” os instrumentistas Colin Walker, Douglas Lora e Wesley Amorim (violão 7 cordas), John Leftwich (baixo acústico), Clarice Cast e Ben Rempel (percussão), Anat Cohen (clarineta), Catherine Bent (violoncelo), e Fay Roberts e Rumi Inoue (flautas).
A faixa-título do álbum foi vencedora no Festival de Música Nacional FM, de 2010, como melhor música instrumental. As demais, foram gravadas este ano em Los Angeles (EUA), e variam entre os estilos choro, valsa, maxixe, tango, flamenco e até uma festiva mistura de salsa e samba, em “Salsamba”.
Para Ted, o lançamento deste novo trabalho em Brasília será a oportunidade de reencontrar fãs e amigos, após quatro anos sem vir à cidade onde nasceram seus três filhos – Alex, 15 anos, Leo, 12 e Teodoro, 9.
No show, no Clube do Choro, Ted se apresentará acompanhado do grupo Choro Livre: Henrique Neto (violão 7 cordas), George Costa (violão), Márcio Marinho (cavaco), e Valerinho (pandeiro), além de Igor Diniz (baixo acústico), Jackson Delano (flauta e clarineta), Luiz Ungarelli (percussão), e um conjunto de 10 cordas sinfônicas, que participa da música “Memories of Home”.
De pai pra filho – Ted descobriu a paixão pela música brasileira ao ouvir chorinho em casa, quando seu pai, o violonista Marvin Falcon, tocava peças de Villa-Lobos e de outros instrumentistas e compositores brasileiros.
De formação inicial voltada para a música erudita e o jazz, nos últimos 20 anos se dedicou a estudar bandolim e choro. Gravou, em Los Angeles, o CD Memórias do Brasil e escreveu Retratos do Brasil, um livro para estudantes de bandolim.
No Brasil, gravou ainda os álbuns Ted & Amp; Pablo – Transcontinental Music Express (2007); Jambrosia (2010), Retratos Abstratos (2014), e Ted Falcon & amp; Gypsy Jazz Club (2016).
Ted inova ao tocar choro no violino, seu primeiro instrumento, que é pouco utilizado na música popular brasileira. O “gringo” já tocou, Brasil afora, com Hermeto Pascoal, Dominguinhos, Armandinho Macedo, Gilberto Gil e o grupo Época de Ouro. Com patrocínio da Caixa Cultural, realizou o projeto Três Violinos, Três Continentes (2014), ao lado dos violinistas Nicolas Krassik e Ricardo Herz.
Vida e música – Em Los Angeles, Ted vive de sua música e dá aulas de choro, entre outros gêneros. Mensalmente, juntamente com sua companheira Sarah Pontes, promove uma Roda de Choro que reúne amigos e amantes da música brasileira.
Além do show no Clube do Choro, Ted se apresenta com Oswaldo Amorim, Felipe Viegas e Misael Barros no Feitiço das Artes (CLN 306), na terça-feira (20); na Galeria Mundo Vivo (CLN 413), dias 23 e 24, com a Gypsy Jazz Club, e pelo projeto Som Lá em Casa, dia 30, ao lado de Pablo Fagundes, Félix Júnior e Valerinho.
Serviço
Local: Clube do Choro de Brasília Data: 29 de junho de 2023 – Quinta-feira Horário: 20h30 Ingressos: www.bilheteriadigital.com.br Classificação indicativa: não recomendado para menores de 14 anos Informações: 61-99956-7369 (WhatsApp)