Em sessão do plenário virtual do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF), nesta quarta-feira (16), o conselheiro Manoel Paulo de Andrade foi eleito – por unanimidade – como novo Corregedor da corte de contas.
A eleição, conduzida pelo presidente do TCDF, Paulo Tadeu, teve início às 14h30 e o resultado foi anunciado às 15h. Na urna foram depositados seis votos no conselheiro Manoel Andrade. A apuração foi conduzida pelo procurador Marcos Felipe. Não houve nenhum outro voto.
Manoel Andrade foi empossado de imediato, ou seja, já está no exercício do cargo. O mandato terá final no dia 31 de dezembro de 2022.
Manoel de Andrade agradeceu a eleição e se comprometeu a bem cumprir as atribuições do cargo de Corregedor do TCDF.
São atribuições do corregedor, entre outras: instaurar sindicâncias e processos administrativos para apurar falta grave ou invalidez de servidor do Tribunal; receber e processar reclamações contra os membros do Plenário e os servidores do Tribunal; auxiliar o presidente, nas funções de fiscalização e supervisão da ordem e da disciplina do Tribunal e de seus Serviços Auxiliares, propondo providências para acabar com irregularidades porventura constatadas; e, ainda, propor ao presidente a adoção de medidas para o aperfeiçoamento do controle sobre o andamento dos processos, a fim de evitar excesso injustificado de prazos ou a excessiva duração do processo.