Taguatinga vai ganhar, ainda neste ano, mais uma grande obra. Depois da inauguração do Túnel Rei Pelé, em 5 de junho, o Governo do Distrito Federal entregará, provavelmente em setembro, a bacia de contenção de águas pluviais localizada na QI 25, dentro do Parque Ecológico do Cortado.
São duas grandes estruturas: a maior é chamada de bacia de contenção de qualidade, com capacidade para 23.000 m³. A menor tem capacidade para 14.000 m³. “Aqui, a engenharia e o meio ambiente se encontram em perfeita harmonia”, comemora o administrador regional Bispo Renato Andrade.
Ele explica que “no solo fértil do Parque Ecológico do Cortado foi erguida uma fortaleza de concreto e aço, muito resistente e capaz de captar e drenar as chuvas, protegendo a comunidade e preservando a natureza”.
A construção da bacia de contenção de águas pluviais, iniciada em abril de 2022, foi licitada pela Secretaria de Obras por R$ 49.491.519,00 milhões e está sendo executada pela empresa consórcio JFE e LJA. “Este ano, quando chegarem as chuvas, Taguatinga estará preparada para evitar transtornos que costumam afetar a população nesse período”, comemora o administrador.