Desde junho de 2016, o Detran-DF implementou a inversão do fluxo de veículos das avenidas Samdu e Comercial, em Taguatinga.Dois anos e três meses depois, o Brasília Capital fez uma enquete para saber a opinião da comunidade sobre as mudanças no trânsito. Das pessoas que responderam, 65% estão satisfeitas; 28% insatisfeitas; e 7% se disseram indiferentes. Em junho e julho de 2015, a Vice-Governadoria do GDF entrevistou 3.612 taguatinguenses antes de pôr em prática a inversão das duas vias. À época, 77% eram a favor; 17%, contra; e 6% se mostravam ser indiferentes.Veja o resultado da enquete:
Domingos Ribeiro Filho, 52 anos, autônomo, morador de Taguatinga
“Tenho carro próprio e ando muito pela Samdu. Melhorou demais o fluxo de trânsito na via”.
Thiago Camargo, 33 anos, agente dos Correios, morador de Celiândia.
“Uso ônibus que passa pela Comercial. Para mim, melhorou muito. Facilitou o fluxo do trânsito e a gente chega mais rápido ao centro de Taguatinga”.
Thiago Hugo, 34 anos, representante comercial, morador da QNL
“Ando sempre pela Avenida Comercial em meu carro. Para mim, piorou. A mudança no trânsito prejudicou o comércio”.
João Baiano, 37 anos, vigia de carro, morador de Águas Lindas
Anda sempre pela Avenida Samdu
“Venho e volto para casa todos os dias de ônibus. Essa mudança melhorou muito pra gente pegar o ônibus com mais facilidade e chegar mais cedo em casa”.
Paulo César Freitas, 74 anos, comerciante, morador da CNB 14
“Passo sempre pela Samdu em meu carro. Acho que a mão única foi ruim para comércio local. Após a mudança, duas lojas fecharam, pois retiraram as paradas de ônibus que ficavam perto”.
Matheus Inácio, 17 anos, estudante, morador do C.A.S
“Para mim que ando de ônibus pela Comercial está muito melhor. Consigo pegar o transporte com mais facilidade e chegar mais cedo em casa”.
Aldemir Marques Da Rocha, 50 anos, professor, morador do Cruzeiro
“Venho sempre no meu carro para Taguatinga e ando pela Samdu. Vejo o trânsito fluindo melhor. Acabou com a confusão dos carros e com as batidas”.
Derival Rocha Melo, 65 anos, comerciante, morador da CNC 1
“Ando sempre pela Samdu usando transporte particular. Acho que o trânsito piorou porque ficou mais difícil para quem pega ônibus”
Tatiana Barros, 55 anos, professora, moradora de Águas Claras
“Passo sempre pela Samdu para ir ao Hospital Anchieta. O trânsito com a mão única ficou muito melhor, pelo fluxo e pela facilidade de estacionamento.
Marlene Rodrigues, 42 anos, vendedora, moradora daCNB 7
“Ando diariamente pela Comercial, às vezes de carro, às vezes de ônibus. Acho que o trânsito está cada dia pior”.