• Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
Facebook X-twitter Instagram
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa

Brasil, Cooperação Técnica, Inclusão Social, Mundo, Relações Bilaterais

Suriname Adota Modelo Brasileiro de Inclusão e Renda

  • Iara Artissa
  • 29/05/2026
  • 05:00

Compartilhe:

Reprodução Redes Sociais

Reprodução Redes Sociais

Na noite de 28 de maio de 2026, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu no Palácio do Planalto, em Brasília, a presidenta do Suriname, Jennifer Geerlings-Simons, a primeira mulher eleita para o cargo. Este encontro simboliza um novo capítulo nas relações entre Brasil e Suriname, que celebram 50 anos de diplomacia e fortalecem o diálogo político e a cooperação bilateral.

### Objetivos da Visita
Durante a visita, os objetivos são claros: conhecer a experiência brasileira em iniciativas de inclusão social e geração de renda, como o Bolsa Família e o Cadastro Único (CadÚnico). Além disso, há um desejo de abrir novas oportunidades de negócios.

### Importância dos Pequenos Negócios
Rodrigo Soares, presidente do Sebrae, esteve presente na recepção e comentou sobre a importância dos pequenos negócios no Suriname, que, assim como no Brasil, representam mais de 90% das empresas e geram a maior parte dos empregos. O Suriname, o menor país da América do Sul, abriga uma população de cerca de 600 mil habitantes e conta com uma fronteira de 593 km com o Brasil, nos estados do Pará e do Amapá. Soares destacou que o Sebrae está realizando um trabalho nas cidades fronteiriças, buscando simplificar o ambiente de negócios e fomentar as vendas dos pequenos empreendedores brasileiros nessas regiões.

### Acordos Bilaterais
Durante a reunião, os dois países firmaram 12 atos bilaterais que abrangem diversas áreas, incluindo defesa, saúde, segurança, cooperação técnica em políticas sociais e energia.

### Futuro Promissor
O Suriname vislumbra um futuro promissor com a descoberta de grandes reservas de petróleo e gás, estimadas entre 4 bilhões e 6 bilhões de barris. “Eles pretendem usar os royalties para investir em educação e estabelecer uma rede de proteção social, aproveitando a experiência do Brasil com o Bolsa Família e o Cadastro Único”, afirmou Rodrigo Soares.

### Ministros Acompanhantes
A presidenta do Suriname veio ao Brasil acompanhada de cinco ministros, que representam áreas essenciais como Relações Exteriores, Defesa, Agricultura, Pecuária e Pesca, Assuntos Sociais e Habitação, além de Transportes, Comunicações e Turismo. Esse momento de aproximação pode trazer desdobramentos significativos para ambos os países.

Compartilhe essa notícia:

Picture of Iara Artissa

Iara Artissa

Colunas

Orlando Pontes

Lula sai do muro em dois estados do Nordeste

Caroline Romeiro

O seu prato tem a ver com o futuro do planeta

José Matos

Vencendo a infelicidade

Júlio Miragaya

O pequeno “Ruhr Catarinense”

Tersandro Vilela

Trionda transforma a Copa em laboratório de tecnologia

Júlio Pontes

Copa do Mundo: o fenômeno Vozinha no Instagram

Últimas Notícias

Exames podem identificar câncer de rim precocemente

18 de junho de 2026

PF mira senador do PT e ex-sócio do Banco Master em nova fase da Compliance Zero

18 de junho de 2026

Festa Junina da Padroeira une tradição, shows e jogo do Brasil no Park Way

18 de junho de 2026

Bispo Renato e Pastor Daniel: evangélicos disputarão votos em Taguatinga

18 de junho de 2026

Newsletter

Siga-nos

Facebook X-twitter Instagram

Sobre

  • Anuncie Aqui
  • Fale Conosco
  • Politica de Privacidade
  • Versão impressa
  • Expediente
  • Anuncie Aqui
  • Fale Conosco
  • Politica de Privacidade
  • Versão impressa
  • Expediente

Blogs

  • TV BSB Notícias
  • Pelaí
  • Nutrição
  • Chico Sant’Anna
  • Espiritualidade
  • TV BSB Notícias
  • Pelaí
  • Nutrição
  • Chico Sant’Anna
  • Espiritualidade

Colunas

  • Geral
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Geral
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
Facebook X-twitter Instagram
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso

© Copyright 2011-2026 Brasília Capital Produtora e Editora de Jornais e Revistas LTDA.

Removido da lista de leitura

Desfazer
Welcome Back!

Sign in to your account


Lost your password?