Os governadores do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), e Ronaldo Caiado (União Brasil), chegaram um acordo para que cada uma das unidades federativas subsidie 1/3 do valor das passagens dos ônibus que ligam cidades do Entorno à capital da República. O entrave está no governo federal, a medida não tem recebido apoio da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
Na segunda-feira (11), o governador Ronaldo Caiado reiterou que Goiás está pronto a adotar a medida, que já foi implementada com sucesso na Região Metropolitana de Goiânia desde 2019. E disse que torce para que a resolução pela ANTT não demore. “Tomara que estejamos perto de garantir uma política de subsídio do transporte coletivo na região do Entorno do DF”, afirmou Caiado.
A estratégia pode aliviar o bolso dos usuários, que em alguns percursos pagam mais de R$ 10 para se locomover até o DF. Pelo convênio, Goiás, DF e ANTT dividiriam o valor do subsídio em três partes iguais. “Por várias vezes nos reunimos com o governo federal, mas até agora a ANTT não deu o aval. Com essa estratégia poderíamos nivelar a passagem de toda região do Entorno em um preço fixo, e a partir daí o cidadão teria tranquilidade em saber o quanto vai pagar”, explicou o governador.
Na Região Metropolitana de Goiânia, há quatro anos não há aumento na passagem de ônibus por conta de um acordo entre o governo do estado e prefeituras, que subsidiam o transporte público. Isso permite manter o valor da tarifa em R$ 4,30.