A edição desta quarta-feira (5) do Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) traz, entre os destaques, a publicação, pelo governador Ibaneis Rocha, do Decreto n° 42.065, que institui a iniciativa Sua Vida Vale Muito, da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus), como programa de governo. O programa tem como objetivo empreender ações itinerantes, voltadas à promoção da cidadania, nas diversas regiões administrativas (RAs) do DF.
É muito importante ter a presença do governador em nossas ações itinerantes” Marcela Passamani, secretária de Justiça e Cidadania
Entre os serviços oferecidos, estão ações nas áreas psicossocial e de saúde, atendimento imediato ao cidadão – pelo Na Hora – e esclarecimentos jurídicos, além de atividades temáticas, de relevância social, conduzidas pelas subsecretarias da Sejus.
Sua Vida Vale Muito, conforme especificado no decreto, tem o apoio de outros órgãos e entidades governamentais , além da ajuda de parceiros e voluntários, cadastrados no programa Voluntariado em Ação. A ação foi considerada oficializada como prestação de serviço público relevante não remunerada.
Após a assinatura do decreto, o governador Ibaneis Rocha visitou um dos pontos de apoio para vacinação contra covid-19, no Itapoã, e parabenizou a secretária de Justiça e Cidadania pela iniciativa. “É muito importante ter a presença do governador em nossas ações itinerantes”, declarou a titular da Sejus, Marcela Passamani.
“Isso reforça a importância de nossas políticas públicas direcionadas a toda a população do DF. Hoje é um dia especial não só para a Secretaria de Justiça, mas para todo o DF, porque agora Sua Vida Vale Muito se torna programa de governo”.
Ações já realizadas
A iniciativa Sua Vida Vale Muito já empreendeu mais de 10 mil atendimentos nas ações itinerantes, tendo percorrido diversas regiões administrativas do DF, como Itapoã, Recanto das Emas, Ceilândia, Estrutural, São Sebastião e a Rodoviária do Plano Piloto.
A população já foi contemplada com orientação psicossocial, aferição de pressão arterial, confecção de documentos – como segunda via da identidade gratuita e Carteira Nacional de Habilitação (CNH) – e atendimento médico, entre outros serviços de saúde. Só nas ações de vacinação contra a covid-19, já foram imunizadas mais de 4 mil pessoas no DF.