André Naves (*)
Gostaria, primeiramente, de frisar que sou um cidadão, um munícipe! Peço, por favor, que leiam até o fim e demonstrem merecer o respeito daqueles que renovam, a cada quatro anos, a esperança na solução de problemas que insistem em atazanar o nosso cotidiano.
O Brasil tem passado por uma das mais sérias crises de Segurança Pública de sua história. Antes que vocês assumam a postura covarde de se esconder atrás da letra constitucional, tagarelando que isso é de competência estadual, além de outras porcarias do gênero, eu gostaria de propor algumas medidas ao alcance de suas canetas!
A melhor ação municipal que pode ser tomada para transformar a segurança pública é tirar a política inclusiva do papel! Quando ações de zeladoria municipal cuidam das calçadas, tapando buracos e retirando o mato e o lixo, tornando-as acessíveis, a cidadania volta a circular. Com manutenção adequada, há melhorias no comércio, ampliando os postos de trabalho e a valorização imobiliária. Vocês vão até ganhar em arrecadação, se cuidarem melhor da cidade!
Junto à melhoria das calçadas, proponho, pelos mesmos motivos, uma iluminação mais forte e qualificada das ruas e praças. Ela é fundamental para afastar a insegurança pública. Basta um trabalho adequado de zeladoria para que as calçadas, ruas e praças fiquem mais convidativas e acessíveis a todos. Beleza é inclusiva! Cidade bonita é mais segura!
Vocês precisam, também, melhorar o projeto urbanístico do município. É que, a depender das opções tomadas, as calçadas serão ‘desertos’ ainda mais inseguros. Imaginem um espigão de concreto sem nenhuma árvore, luz ou opção de comércio nas redondezas?
Lembram-se da música dos Titãs: “A gente não quer só comida, a gente quer comida, diversão e arte…”? Pois bem, invistam em opções artístico-culturais. Imagino que vocês, que pensam em se candidatar, devam saber, mas vale a pena repetir: Cultura e Arte são fundamentais para melhorar a autoestima, individual e coletiva, gerando um sentido de pertencimento a todos.
A Cultura fortalece os laços que cada pessoa possui com sua comunidade, e estimula a Educação, uma das principais ferramentas, ao lado do trabalho, de inclusão social!
Nunca se esqueçam da necessidade da Proteção Social! Criar e fomentar políticas que cuidem das pessoas, suprindo suas necessidades mais básicas, são o principal alicerce da segurança pública.
Segurança alimentar, programas de assistência social, aumento e melhoria de albergues… O caminho é longo. No entanto, maior ainda deve ser o desejo de vocês, que tão bravamente escolheram abraçar uma pré-candidatura, de revolucionarem os planos municipais.
Finalmente, é sempre bom lembrar, que, em caso de sucesso, vocês ganharão a imortalidade, figurando no panteão dos herois da Brava Gente Brasileira!
(*) Defensor Público Federal, Mestre em Economia Política