Ir para o conteúdo
Facebook X-twitter Instagram
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa

Brasil, colaboradores, Política

Srs. Prefeitos, srs. Vereadores

  • Redação
  • 23/01/2024
  • 18:00

Compartilhe:

Foto: Divulgação/TRE-SP

André Naves

André Naves (*)

Gostaria, primeiramente, de frisar que sou um cidadão, um munícipe! Peço, por favor, que leiam até o fim e demonstrem merecer o respeito daqueles que renovam, a cada quatro anos, a esperança na solução de problemas que insistem em atazanar o nosso cotidiano.

O Brasil tem passado por uma das mais sérias crises de Segurança Pública de sua história. Antes que vocês assumam a postura covarde de se esconder atrás da letra constitucional, tagarelando que isso é de competência estadual, além de outras porcarias do gênero, eu gostaria de propor algumas medidas ao alcance de suas canetas!

A melhor ação municipal que pode ser tomada para transformar a segurança pública é tirar a política inclusiva do papel! Quando ações de zeladoria municipal cuidam das calçadas, tapando buracos e retirando o mato e o lixo, tornando-as acessíveis, a cidadania volta a circular. Com manutenção adequada, há melhorias no comércio, ampliando os postos de trabalho e a valorização imobiliária. Vocês vão até ganhar em arrecadação, se cuidarem melhor da cidade!

Junto à melhoria das calçadas, proponho, pelos mesmos motivos, uma iluminação mais forte e qualificada das ruas e praças. Ela é fundamental para afastar a insegurança pública. Basta um trabalho adequado de zeladoria para que as calçadas, ruas e praças fiquem mais convidativas e acessíveis a todos. Beleza é inclusiva! Cidade bonita é mais segura!

Vocês precisam, também, melhorar o projeto urbanístico do município. É que, a depender das opções tomadas, as calçadas serão ‘desertos’ ainda mais inseguros. Imaginem um espigão de concreto sem nenhuma árvore, luz ou opção de comércio nas redondezas?

Lembram-se da música dos Titãs: “A gente não quer só comida, a gente quer comida, diversão e arte…”? Pois bem, invistam em opções artístico-culturais. Imagino que vocês, que pensam em se candidatar, devam saber, mas vale a pena repetir: Cultura e Arte são fundamentais para melhorar a autoestima, individual e coletiva, gerando um sentido de pertencimento a todos.

A Cultura fortalece os laços que cada pessoa possui com sua comunidade, e estimula a Educação, uma das principais ferramentas, ao lado do trabalho, de inclusão social!

Nunca se esqueçam da necessidade da Proteção Social! Criar e fomentar políticas que cuidem das pessoas, suprindo suas necessidades mais básicas, são o principal alicerce da segurança pública.

Segurança alimentar, programas de assistência social, aumento e melhoria de albergues… O caminho é longo. No entanto, maior ainda deve ser o desejo de vocês, que tão bravamente escolheram abraçar uma pré-candidatura, de revolucionarem os planos municipais.

Finalmente, é sempre bom lembrar, que, em caso de sucesso, vocês ganharão a imortalidade, figurando no panteão dos herois da Brava Gente Brasileira!

(*) Defensor Público Federal, Mestre em Economia Política

Compartilhe essa notícia:

Picture of Redação

Redação

Colunas

Orlando Pontes

“A revolução virá da periferia, da cultura, da música”

Caroline Romeiro

O alerta global que o Brasil não pode ignorar

José Matos

A escada da vida

Júlio Miragaya

5 de dezembro de 1941: a virada na 2ª Guerra Mundial

Tesandro Vilela

IA generativa muda hábitos digitais na América Latina

Júlio Pontes

Cappelli lidera engajamento entre os pré-candidatos ao GDF

Últimas Notícias

O alerta global que o Brasil não pode ignorar

5 de dezembro de 2025

STF marca julgamento dos réus do caso Marielle para fevereiro de 2026

5 de dezembro de 2025

Copa do Mundo: Brasil pega grupo com Marrocos, Escócia e Haiti

5 de dezembro de 2025

Alexandre de Moraes entra em lista dos mais influentes do ano do Financial Times

5 de dezembro de 2025

Newsletter

Siga-nos

Facebook X-twitter Instagram

Sobre

  • Anuncie Aqui
  • Fale Conosco
  • Politica de Privacidade
  • Versão impressa
  • Expediente
  • Anuncie Aqui
  • Fale Conosco
  • Politica de Privacidade
  • Versão impressa
  • Expediente

Blogs

  • TV BSB Notícias
  • Pelaí
  • Nutrição
  • Chico Sant’Anna
  • Espiritualidade
  • TV BSB Notícias
  • Pelaí
  • Nutrição
  • Chico Sant’Anna
  • Espiritualidade

Colunas

  • Geral
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Geral
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
Facebook X-twitter Instagram
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso

© Copyright 2011-2025 Brasília Capital Produtora e Editora de Jornais e Revistas LTDA.