Desde 1993, o Iate Clube de Brasília é comandado pelo mesmo grupo. Mas, pela primeira vez em 30 anos, uma chapa de oposição tem chances de vitória na eleição para Comodoro, dos outros 39 membros da diretoria e na escolha dos 20 integrantes do Conselho Fiscal. A eleição acontece nesta quinta-feira (8), das 11h às 20h.
A chapa Renovação Iatista, liderada por Fábio Gondim, chega à reta final da campanha com discurso de redução de taxas pagas pelos sócios, alternância de poder e mais transparência nas decisões da Comodoria.
“Somos um grupo de sócios que preserva as tradições e honra a história do Iate, sempre com foco na modernização e melhorias dos serviços. Queremos um clube melhor e mais barato para os associados”, diz Gondim, lembrando que a instituição prevê uma receita de R$ 60 milhões para 2024.
Candidato a Comodoro pela chapa 33, Gondim defende a geração de novas fontes de arrecadação, como, por exemplo, a captação de patrocínios e a valorização da marca clube.
Gondim deixou sua marca no Iate quando esteve na presidência de Orçamentos do Conselho Deliberativo de 2017 a 2020. À época, eliminou a taxa extra (contribuição patrimonial), reduziu a taxa de transferência de título, diminuiu a mensalidade da academia e garantiu a gratuidade da segunda e da terceira mensalidades nas escolinhas esportivas.
Ao contrário do que apontam seus adversários da situação, Gondim garante que não tem pretensão de concorrer a qualquer cargo eletivo em 2026. Caso eleito, adianta que não guardará mágoas dos opositores, apesar dos diversos ataques pessoais sofridos ao longo da campanha.