Ir para o conteúdo
Facebook X-twitter Instagram
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa

Destaques

Sinpro, 43 anos

  • Sindicato dos Professores do DF
  • 17/03/2022
  • 16:00

Compartilhe:

Foto: Sinpro-DF

Seguimos firmes na lição do esperançar de Paulo Freire, fazendo da luta a nossa história

Econtro classe trabalhadora 1983 – Foto: Sinpro
Eleições da 2ª gestão – Foto: Sinpro
Eleições da 2ª gestão – Foto: Sinpro

Sinpro-DF

Na segunda-feira, 14 de março, o Sinpro-DF completou 43 anos. Em mais de quatro décadas, lutamos contra a ditadura militar, fomos às ruas pela redemocratização, comemoramos os avanços socioeconômicos, tentamos interromper o golpe jurídico-político-midiático de 2016, nos chocamos com a eleição de um dos maiores defensores do ódio, juntamos os cacos da democracia, choramos com as famílias que perderam seus amores para a covid-19; e nos reerguemos fortes, resilientes, prontos para seguir e (re) construir. Afinal, existimos para lutar.

Em todos esses momentos, a educação esteve na pauta, por ser estratégica: ou propositalmente sucateada para viabilizar um Estado ditatorial, ou valorizada para pavimentar uma sociedade democrática. Independentemente do governo, construímos diálogos para entender os momentos e o que cada um deles exigia. Com a compreensão dos ‘agoras’, vislumbramos futuros.

Em 1979, ano de fundação do Sinpro-DF, realizamos greve de 23 dias pelo Plano de Carreira, Estatuto do Magistério e contratos de 40 horas e 20 horas. Uma afronta àqueles que governavam para calar a classe trabalhadora no DF e no Brasil. Na década seguinte, conquistamos o primeiro escalonamento de padrão, em 1986.

Greve de 1979 – Foto: Adélio Barbosa/Sinpro
Greve de 1979 – Foto: Adélio Barbosa/Sinpro
Greve de 1979 – Foto: Adélio Barbosa/Sinpro

Com a promulgação da Constituição Cidadã, avançamos. Em 1990, foi conquistado o primeiro Plano de Carreira da categoria do magistério público do DF. Já estamos na quarta versão desse programa, que viabiliza a valorização e qualificação dos nossos docentes.

No final da década de 1980, o Sinpro-DF garantiu que a formação superior dos docentes fosse reconhecida e valorizada. Isso beneficiou não só a categoria, como também a sociedade, que passou a contar com profissionais que encontraram mais uma motivação para se aperfeiçoar no que fazem.

Assembleia Geral 1983 – Foto: Sinpro
Assembleia Geral 1983 – Foto: Sinpro
Eleições 1983 – Foto: Sinpro
Eleições 1983 – Foto: Sinpro
Olímpio Mendes, primeiro presidente do Sinpro

Os anos 1990 foram de arrocho, com política privatista e um governo inábil ao diálogo. Foi nessa toada que o Sinpro-DF encontrou na conquista de gratificações uma alternativa ao cenário imposto.

Baile dos Trabalhadores 1988 – Foto: Sinpro

A partir dos anos 2000, o aprimoramento deu o tom da luta. Reformulamos Plano de Carreira, ampliamos licença maternidade, conquistamos reajuste salarial, lutamos e garantimos convocação de docentes concursados.

Greve 2012 – Foto: Sinpro
Greve 2012 – Foto: Sinpro
Greve 2012 – Foto: Sinpro
Greve 2012 – Foto: Sinpro

Durante a pandemia, lutamos pela vacinação dos profissionais de educação e encampamos a campanha para a imunização pediátrica. Também reivindicamos o ensino remoto, que, diante da ausência de políticas públicas para a educação, só foi garantido (ainda que com deficiências) porque professores (as) e estudantes fizeram o impossível.

Foi durante a crise sanitária, marcada por índices de desemprego históricos, que o Sinpro-DF garantiu o emprego de mais de 10 mil professores (as) de contratação temporária.

Após dois anos de um processo educativo complexo, com déficits de difícil recuperação, e estrutura precária – salas superlotadas, falta de professores, de monitores, estudantes com deficiência desamparados e tantas coisas que deixam de dialogar com uma sociedade que não aceita mais ser impedida de exercer o pensamento crítico, alcançado através da educação – sabemos que enquanto houver classe trabalhadora, haverá luta sindical.

Queremos que o cenário atual seja virado do avesso, e que a educação passe a ser prioridade. Não se trata de corporativismo. O que está em jogo é o amanhã de toda uma geração que vivencia a institucionalização do negacionismo, do revisionismo, do machismo, do racismo, da homofobia, da devastação do meio ambiente. Seguimos firmes na lição do esperançar de Paulo Freire, fazendo da luta a nossa história.

Leia mais em Brasília Capital

Compartilhe essa notícia:

Picture of Sindicato dos Professores do DF

Sindicato dos Professores do DF

Colunas

Orlando Pontes

“A revolução virá da periferia, da cultura, da música”

Caroline Romeiro

OMS revê papel dos medicamentos no tratamento da obesidade

José Matos

A escada da vida

Júlio Miragaya

5 de dezembro de 1941: a virada na 2ª Guerra Mundial

Tesandro Vilela

IA generativa muda hábitos digitais na América Latina

Júlio Pontes

Cappelli lidera engajamento entre os pré-candidatos ao GDF

Últimas Notícias

Republicanos, o fiel da balança no DF

7 de dezembro de 2025

Léo Santana será atração do Viva Piri 2026

7 de dezembro de 2025

120 vagas para concurso para Guarda Municipal em Valparaíso

7 de dezembro de 2025

OMS revê papel dos medicamentos no tratamento da obesidade

6 de dezembro de 2025

Newsletter

Siga-nos

Facebook X-twitter Instagram

Sobre

  • Anuncie Aqui
  • Fale Conosco
  • Politica de Privacidade
  • Versão impressa
  • Expediente
  • Anuncie Aqui
  • Fale Conosco
  • Politica de Privacidade
  • Versão impressa
  • Expediente

Blogs

  • TV BSB Notícias
  • Pelaí
  • Nutrição
  • Chico Sant’Anna
  • Espiritualidade
  • TV BSB Notícias
  • Pelaí
  • Nutrição
  • Chico Sant’Anna
  • Espiritualidade

Colunas

  • Geral
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Geral
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
Facebook X-twitter Instagram
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso

© Copyright 2011-2025 Brasília Capital Produtora e Editora de Jornais e Revistas LTDA.