• Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
Facebook X-twitter Instagram
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa

Cidades

Sindivarejista-DF entra com ação no STF contra IGP-M

  • Redação
  • 10/08/2021
  • 09:00

Compartilhe:

Para o presidente do Sindivarejista-DF, Edson de Castro, a aplicação de um reajuste de 37% deixa evidente a distorção do índice em relação à realidade econômica. Foto: Divulgação

O Sindicato do Comércio Varejista (Sindivarejista-DF) entrou com ação no Supremo Tribunal Federal (STF) para suspender a aplicação do IGP-M (Índice Geral de Preços Mercado) como fator de reajuste dos aluguéis comerciais e residenciais em todo o País. Outros 24 sindicatos empresariais do Brasil também integram a ação. O IGP-M acumula 37% nos últimos 12 meses e afeta negativamente milhares de comerciantes e famílias, que dependem de locação comercial e residencial.

Para o presidente do Sindivarejista-DF, Edson de Castro, a aplicação de um reajuste de 37% deixa evidente a distorção do índice em relação à realidade econômica, ao não retratar a inflação anual real, medida pelo IPCA – Índice de Preços ao Consumidor Amplo – que deverá fechar o ano perto de 8%.

A entidade brasiliense e mais 24 sindicatos, visualizando a grave situação, tomaram medidas judiciais urgentes que buscam decisão jurídica favorável à substituição deste índice pelo IPCA, para que o reajuste dos aluguéis acompanhe de forma real e coerente a escalada inflacionária do país.

Os sindicatos empresariais procuraram ouvir especialistas tributários e economistas, que fizeram análises sobre o tema e, com base em estudos, contrataram o escritório Souza Neto Advocacia, para ingressar com os processos junto ao STF.

À luta dos sindicatos empresariais somou-se o apoio do Partido Socialista Democrata (PSD), que, entendendo a grave situação dos empresários locatários, legitimou-se como autor da demanda. Dessa forma, os sindicatos passaram a integrar as ações judiciais na condição de amicus curiae (ou amigo da Corte [é uma figura do direito brasileiro que garante a participação de órgãos públicos e entidades da sociedade civil em processos judiciais].

A substituição do IGP-M por um índice mais real dará às partes do contrato de locação melhor equilíbrio, possibilitando às empresas se manterem financeiramente para o exercício de suas atividades. Edson de Castro disse, ainda, que “os sindicatos, confiantes na vitória, continuam atuando na defesa de seus representados, para beneficiar a manutenção e o desenvolvimento das atividades econômicas comerciais em todo o país”.

Compartilhe essa notícia:

Picture of Redação

Redação

Colunas

Orlando Pontes

Caiado é o cara

Caroline Romeiro

Brasília sedia debate sobre alimentação e nutrição

José Matos

A caridade real muda a realidade e deve ser recíproca

Júlio Miragaya

O surto de sincericídio de Vorcaro: “Banco é igual Máfia!”

Tersandro Vilela

O novo tabuleiro da IA

Júlio Pontes

A arte e o esporte resgatam o verde e amarelo

Últimas Notícias

Reprodução/X)

BBB 26: Veja a reação da família de Cowboy à declaração de Milena

13 de março de 2026
Lula Ladrão na Body Tech

VÍDEO: “Lula ladrão” chama atenção em academia de Brasília

13 de março de 2026

Spray de pimenta contra agressores de mulher

13 de março de 2026

Olhos d’Água recebe Festival de Tordesilhas

13 de março de 2026

Newsletter

Siga-nos

Facebook X-twitter Instagram

Sobre

  • Anuncie Aqui
  • Fale Conosco
  • Politica de Privacidade
  • Versão impressa
  • Expediente
  • Anuncie Aqui
  • Fale Conosco
  • Politica de Privacidade
  • Versão impressa
  • Expediente

Blogs

  • TV BSB Notícias
  • Pelaí
  • Nutrição
  • Chico Sant’Anna
  • Espiritualidade
  • TV BSB Notícias
  • Pelaí
  • Nutrição
  • Chico Sant’Anna
  • Espiritualidade

Colunas

  • Geral
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Geral
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
Facebook X-twitter Instagram
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso

© Copyright 2011-2026 Brasília Capital Produtora e Editora de Jornais e Revistas LTDA.

Removido da lista de leitura

Desfazer
Welcome Back!

Sign in to your account


Lost your password?