Ir para o conteúdo
Facebook X-twitter Instagram
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa

colaboradores

Sindicato quer saber como gestão dos bancos afeta a saúde da categoria

  • Sindicato dos Bancários
  • 14/10/2023
  • 14:00

Compartilhe:

Como a gestão dos bancos, fortemente baseada no estabelecimento de metas de produção e na cobrança excessiva, impacta a saúde dos trabalhadores do ramo financeiro? Qual a relação entre condições de trabalho e adoecimento físico e mental da categoria? Quais as causas dos afastamentos por motivo de doença?

É com o objetivo de responder a essas e a outras perguntas e traçar paralelos entre os mecanismos de gestão das instituições financeiras e o adoecimento da categoria – cada vez mais crescente – que o Sindicato e a Contraf-CUT lançam a pesquisa “Avaliação dos Modelos de Gestão e das Patologias do Trabalho Bancário”. 

O levantamento é uma parceria com pesquisadores do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília (UnB) e terá abordagem focada nas condições de trabalho, nas estratégias organizacionais, nas patologias do trabalho e nos danos psicossociais relacionados ao trabalho bancário.

Serão analisados aspectos como a divisão do trabalho, as regras formais, o tempo, o ritmo, o controle e as características das tarefas; a infraestrutura, tais como o ambiente físico, a qualidade do posto de trabalho, equipamentos e materiais, como os aplicativos e sistemas; além das relações socioprofissionais, como as interações hierárquicas, coletivas intra e intergrupos, e externas presencial e virtual.

Todas as respostas coletadas serão preservadas com a garantia de sigilo e direcionadas automaticamente aos pesquisadores, que terão a tarefa de estabelecer as métricas das amostras por região, por estados da federação e por indicadores socioeconômicos (sexo, escolaridade, idade, raça, estado civil, cargo, forma de contratação e banco onde trabalha).

Participe – Quanto mais bancários responderem, mais representativo da realidade da categoria será o levantamento, de forma a se chegar a um relatório mais abrangente, para melhor orientar as ações sindicais e organizacionais para o combate efetivo aos riscos psicossociais do trabalho e a consequente promoção da saúde de todos. O formulário estará disponível até o dia 31 de outubro de 2023.

Já tomou o seu RirZenTril hoje?

Num esforço para conscientizar os bancários para o cuidado com o bem-estar físico, mental e social, o Sindicato, também como parte da campanha Menos Metas, Mais Saúde, está distribuindo aos bancários e bancárias, nos locais de trabalho, o “medicamento” RirZenTril – uma caixinha com gomas de mascar que leva esse nome numa paródia do conhecidíssimo tarja preta Rivotril, prescrito em casos de ansiedade, entre outros transtornos mentais.

Conforme manda a legislação, o “remédio” vai acompanhado de uma “bula”, com uma série de dicas para os bancários levarem uma vida mais saudável e fazerem frente ao estresse do dia a dia de trabalho: praticar atividade física regularmente, tirar um tempo para estar com a família e os amigos, e conversar com os colegas, entre outras.

A propósito, você já “tomou” o seu RirZenTril hoje?

Compartilhe essa notícia:

Picture of Sindicato dos Bancários

Sindicato dos Bancários

Colunas

Orlando Pontes

“A revolução virá da periferia, da cultura, da música”

Caroline Romeiro

Novo Marco de Sistemas Alimentares e Clima

José Matos

A escada da vida

Júlio Miragaya

5 de dezembro de 1941: a virada na 2ª Guerra Mundial

Tesandro Vilela

IA generativa muda hábitos digitais na América Latina

Júlio Pontes

Cappelli lidera engajamento entre os pré-candidatos ao GDF

Últimas Notícias

Alexandre de Moraes entra em lista dos mais influentes do ano do Financial Times

5 de dezembro de 2025
Alfredo Gaspar - Relator da CPMI do INSS- Foto Lula Marques/Agência Brasil

CPMI do INSS convoca dono do Master e governador Zema

5 de dezembro de 2025

GDF projeta arrecadar R$ 3,5 bi com IPVA e IPTU em 2026

5 de dezembro de 2025

Hospital de Santa Maria inaugura tomógrafo de última geração

5 de dezembro de 2025

Newsletter

Siga-nos

Facebook X-twitter Instagram

Sobre

  • Anuncie Aqui
  • Fale Conosco
  • Politica de Privacidade
  • Versão impressa
  • Expediente
  • Anuncie Aqui
  • Fale Conosco
  • Politica de Privacidade
  • Versão impressa
  • Expediente

Blogs

  • TV BSB Notícias
  • Pelaí
  • Nutrição
  • Chico Sant’Anna
  • Espiritualidade
  • TV BSB Notícias
  • Pelaí
  • Nutrição
  • Chico Sant’Anna
  • Espiritualidade

Colunas

  • Geral
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Geral
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
Facebook X-twitter Instagram
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso

© Copyright 2011-2025 Brasília Capital Produtora e Editora de Jornais e Revistas LTDA.