Na data que marca os 50 anos do Ato Institucional nº 5, o AI-5, no dia 13 de dezembro, pela ditadura civil-militar instalada no Brasil, o Sindicato dos Jornalistas do Distrito Federal promove o debate “Jornalistas, liberdade de expressão e o futuro do país”. Antes do evento, também ocorrerá uma assembleia da categoria para eleição da Comissão de Liberdade de Expressão do SJPDF.
O ano de 2018 foi marcado pelo aumento das ameaças a liberdade de expressão. O período eleitoral agravou a violência contra jornalistas, com mais de 140 casos registrados contra os profissionais, principalmente linchamentos virtuais. A situação é ainda mais preocupante para os próximos anos, já que o presidente eleito Jair Bolsonaro tem histórico de desrespeito aos profissionais da imprensa, representando um projeto autoritário para o país.
Preocupado com esse cenário, o Sindicato dos Jornalistas convoca toda a categoria para debater sobre os rumos da nossa profissão. O evento contará com a participação do jornalista José Torves, membro da direção executiva da Federação Nacional dos Jornalistas; Thiago Firbida, assessor da ONG Artigo 19 – que vem atuando nos casos de violência contra comunicadores; de Sylvio Costa, fundador do portal Congresso em Foco; Rafael Tatemoto, jornalista do jornal Brasil de Fato; Ana Izabel G. de Alecar, membro da Comissão Nacional de Direitos Humanos da OAB; e Alessandra Camarano, Presidente da Associação Brasileira de Advogados Trabalhistas (ABRAT).
O Sindicato também realizará assembleia para eleição dos integrantes da Comissão de Liberdade de Expressão do Sindicato. Serão 3 titulares e 3 suplentes da categoria para a Comissão que auxiliará a diretoria na defesa do exercício do jornalismo e da ampla liberdade de pensamento e expressão no DF.
O AI-5 foi instituído pelo general Costa e Silva no dia 13/12/1968 representando um endurecimento da ditadura civil-militar e ampliação da tortura de dissidentes políticos. O ato autorizou o então ditador poderes para fechar o Congresso Nacional, intervir em estados e municípios, cassar parlamentardes, suspender de direitos políticos e o instrumento de habeas-corpus. O AI-5 também ampliou a censura as redações de jornais e aumentou a perseguição de jornalistas.
O debate será no dia 13/12, às 20h, no auditório do SJPDF – Ed. City Officies – SIG Q. 2 Lt 420
Serviço:
Debate “Jornalistas, liberdade de expressão e o futuro do país – 50 anos do AI5”
Participação: Representantes da Fenaj, Artigo 19, Brasil de Fato e Congresso em Foco
Horário: 20h30
Confirmados:
– Thiago Firbida, assessor de proteção da ONG ARTIGO 19, onde trabalha com casos de violência contra comunicadores.
– José Carlos Torves, Jornalista e membro da Direção Executiva da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ);
– Rafael Tatemoto, Correspondente do Brasil de Fato em Brasília, jornal censurado durante as eleição de 2018;
– Sylvio Costa, jornalista e fundador do site Congresso em Foco;
– Ana Izabel G. de Alecar, membro da Comissão Nacional de Direitos Humanos da OAB;
– Alessandra Camarano, Presidente da Associação Brasileira de Advogados Trabalhistas (ABRAT)
Assembleia para eleição da Comissão de Liberdade de Expressão do SJPDF
Horário: 20h
Local: Auditório \”jornalista Clóvis Sena”
Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal
Edifício City Officies Jornalista Carolos Castello Branco – SIG Quadra 2 – Lote 420