Sindicato dos Bancários do DF
A expansão do Banco de Brasília precisa se refletir na ampliação do quadro de funcionários. É esta a posição do Sindicato dos Bancários do DF em relação ao crescimento da instituição regional para outras unidades da federação. Por meio de ofício, a entidade cobra do presidente do BRB a data estimada de convocação de todos os aprovados que compõem o cadastro reserva para os cargos de analista de tecnologia e advogado.
Endereçado ao presidente do banco, Paulo Henrique Bezerra Rodrigues Costa, o ofício lista uma série de razões pelas quais a convocação dos aprovados se faz necessária. Uma delas diz respeito às declarações públicas do próprio presidente do BRB, em fevereiro deste ano, sobre “zerar” os cadastros de reserva dos concursos em aberto.
“O que o Sindicato pretende é que o banco chame todo mundo que estiver disponível. Isso significa melhoria das condições de trabalho para todos os colegas, visto que a falta de funcionários é patente em todas as áreas do banco e todas as funções”, diz o diretor da Federação dos Bancários do Centro Norte (Fetec-CUT/CN) e bancário do BRB, Ivan Amarante.
Para o secretário de Assuntos Parlamentares do Sindicato e bancário do BRB, Ronaldo Lustosa, “as convocações são importantes, pois há relatos de sobrecarga de trabalho, especificamente na área de TI. Apesar da diversidade de áreas de atuação, todas têm em comum a necessidade de atenção e equilíbrio, e uma carga de trabalho bem dividida. Com a quantidade adequada de trabalhadores, diminui o risco de falhas graves, gera oportunidades de melhorias para toda a instituição, e condições de trabalho dignas”.
As vagas de cadastro reserva são do concurso de 2019 para os advogados e de 2021 para os analistas de TI. No total, 101 pessoas poderão fortalecer a estrutura do BRB quando convocadas.