Sempre engajado na luta pela igualdade de gênero e pelo fim de qualquer forma de preconceito e de violência contra a mulher, o Sindicato promoveu, quinta-feira (7), uma noite especial, no Teatro dos Bancários, para comemorar o Dia Internacional das Mulheres. Bancárias, funcionárias da entidade e convidadas assistiram a palestra intitulada ‘Vista sua melhor versão’, e participaram de sorteios de brindes e de um coffee break.
Os especialistas em consultoria de imagem Fabiana Mendes e Fernando Demarchi foram os palestrantes responsáveis por abordar temas como autoconhecimento, amor-próprio e dicas de consultoria de imagem, para as mulheres brilharem ainda mais.
“É um evento de amor e cuidado, que fala sobre aceitação pessoal e a melhor forma de se expressar, que o Sindicato oferece às mulheres, que enfrentam inúmeros desafios no dia a dia, como a diferença salarial, assédios moral e sexual e dificuldade de ascensão profissional, além da violência no âmbito doméstico”, destacou a secretária de Mulheres do Sindicato, Zezé Furtado.
Ela lembrou que a entidade sindical é uma casa de luta e está sempre envolvida em defesa das causas femininas. A primeira mulher a presidir o Sindicato, a hoje deputada federal Erika Kokay (PT-DF), ressaltou que sempre acompanhou a luta da entidade por equidade de gênero. “As mulheres são as maiores vítimas das psicopatologias do trabalho, de LER, de assédio sexual e moral”,
pontuou.
Erika Kokay ainda acrescentou: “Essa atividade de hoje é para dizer que, nós mulheres, precisamos vivenciar plenamente uma humanidade que pressupõe sermos donas do nosso agir, do nosso pensar, do nosso sentir, para nos libertarmos das opressões e lutar pela construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Parabéns, Sindicato dos Bancários”.
A ex-dirigente do Sindicato dos Professores do DF (Sinpro) e diretora da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Rosilene Corrêa, parabenizou todas as bancárias e a direção do Sindicato pela iniciativa.
“Aqui percebemos que as mulheres que se enxergam são aquelas que olham no espelho e veem quem elas verdadeiramente são, sem se preocupar em atender a demanda de mercado que é imposto a ela. Eu tenho certeza de que aqui, juntas, nós nos fortaleceremos para combater todo tipo de opressão que sofremos. Chega de opressão, de violência e de feminicídio”, enfatizou Rosilene.