O Sindicato dos Bancários de Brasília apoia a candidatura da diretora Fabiana Uehara Proscholdt, a Fabi, para o cargo de representante dos empregados no Conselho de Administração (CA) da Caixa Econômica Federal. A eleição em primeiro turno será de 26 a 29 de fevereiro, por meio do sistema eletrônico disponibilizado pela Caixa.
Empregada da Caixa há 23 anos, com experiência de já ter trabalhado na rede, em filiais e na Matriz, Fabi exerceu diversas funções em São Paulo e em Brasília. Sempre atuante na luta em defesa dos direitos dos empregados e da Caixa pública, fez parte da diretoria do Sindicato dos Bancários de Brasília, da Contraf-CUT e da UNI.
Foi eleita para o Conselho de Usuários do Saúde Caixa e participou de diversos GTs e da mesa de negociação da CEE (Comissão Executiva dos Empregados), que coordena desde 2020. Nesse período, teve atuação fundamental nos diversos embates com a direção do banco, como a luta pela proteção contra a covid, na Promoção por Mérito, pelo Saúde Caixa, nas reestruturações, nas campanhas salariais e contra o fatiamento do banco.
Propostas de Fabi
• Lutar pela alteração do atual estatuto do banco, que permitiu o fatiamento e venda de partes da Caixa e limita direitos dos empregados, como na restrição para o custeio do Saúde Caixa;
• Garantir a efetiva transparência na gestão da empresa;
• Atuar no Conselho em sintonia com as reivindicações dos empregados, na busca por melhores condições de trabalho;
• Cobrar o resultado das apurações das denúncias de assédio por parte de ex-dirigentes;
• Trabalhar em conjunto com as entidades pela adoção de uma política de combate ao assédio moral, sexual e demais formas de violência organizacional.
Atuar pelo fortalecimento da Caixa:
• Pela reincorporação das subsidiárias;
• Pela manutenção da exclusividade na administração das loterias;
• Pela exclusividade da manutenção do penhor.
Além disso, Fabi pautará a política de remuneração da Caixa, defendendo a participação dos empregados na definição de programas como o Bônus Caixa, comissões pela venda de produtos, etc.
Fabi cobrará resolução para “pendências” deixadas pelas gestões anteriores, causadas, por exemplo, pelos processos de reestruturação.
Por tudo isso, dos dias 26 a 29 de fevereiro, vote 2, porque a #FabiMeRepresenta e porque a Fabi é a força da mulher no CA da Caixa.
Vote 2, vote Fabi
Saiba+
O Conselho de Administração é um órgão colegiado, composto por oito conselheiros: o presidente da Caixa; seis indicados pelo ministro da Fazenda; e um eleito pelos empregados do banco público. Cabe ao CA deliberar sobre os interesses estratégicos do banco, considerando os impactos das atividades da Caixa na sociedade e no meio ambiente.