Sete dicas para a redação perfeita no ENEM
Elias Santana
Neste fim de semana, iniciam-se as provas do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM. Quem vai participar desse certame sabe do peso da redação discursiva. Por isso, apresento sete dicas para que o seu texto possa ser impecável! Veja:
- Planeje o texto. Uma boa redação discursiva nasce de planejamento. A do ENEM, por ser argumentativa, exige um cuidado ainda maior. Lembre-se de:
- Identificar o tema;
- Definir a tese a ser defendida;
- Traçar as bases de defesa (duas ou três);
- Pensar em uma proposta de intervenção.
Tenha certeza de que você preencheu esses quatro tópicos. Só depois disso você está autorizado a iniciar o seu rascunho. Detalhe importante: saiba, antes de escrever, qual informação estará em cada parágrafo. Você tem a obrigação de saber quantos parágrafos terá o seu texto antes mesmo de iniciá-lo.
- Defina os tópicos frasais. Para um texto seguro (e feito em quatro parágrafos), os tópicos frasais – primeira informação do parágrafo – deverão ser:
- Parágrafo 1: o tema da redação
- Parágrafo 2: base de defesa 1
- Parágrafo 3: base de defesa 2
- Parágrafo 4: reafirmação do tema ou proposta de intervenção
- Evite usar linguagem rebuscada. A redação do ENEM exige linguagem culta, que significa, ao mesmo tempo, correta e contemporânea. Rebuscamentos e arcaísmos não são bem-vindos, uma vez que constituem formas em desuso.
- Organize o tempo. Um bom candidato faz a redação entre 40 minutos e 1 hora. Você tem outras questões para responder. Organizar o tempo é fundamental para que seja possível fazer tudo o que a prova exige.
- Trabalhe bem os parágrafos de desenvolvimento. Bons parágrafos de desenvolvimento apresentam, pelo menos, descrições, relações de causa e consequência e exemplos. Você não precisa colocar os três em cada parágrafo, mas distribuir essas propriedades entre os parágrafos de desenvolvimento. Detalhe importante: um texto dissertativo possui, no mínimo, três parágrafos, mas um bom texto dissertativo deve ter entre 4 e 6 (pensando que você tem apenas 30 linhas).
- Cuide com carinho da proposta de intervenção. Essa é, com certeza, a parte em que os candidatos mais perdem pontos. Antes de elaborar a proposta, responda os seguintes questionamentos:
- O que deve ser feito?
- Quem são os envolvidos? (quem fará, que será beneficiado)
- Como fazer? (o mais importante)
- Existe algum exemplo que prove que essa proposta é eficaz?
Faça questão de colocar a resposta para essas três perguntas no seu texto. Detalhe importantíssimo: cuidado para não ferir os direitos humanos! Não é pela nota, mas pelo bom-senso!
- Não deixe a redação para o final. Você estará nervoso. Não conseguirá planejar direito. Gerencie o tempo da prova. Leia os textos motivacionais. Deixe ser levado pelo que a banca quer de você.
Sei que falta pouco tempo para a sua prova, mas citei aqui dicas que são perfeitamente praticáveis nesse intervalo de tempo. Se você estudou com seriedade, com certeza, alcançará um excelente resultado! Fique com Deus! Boa prova!