Em comemoração ao Bicentenário da Independência do Brasil, o Congresso Nacional realizará nesta quinta-feira (08) uma sessão solene que reunirá os chefes de Estado do Brasil, Portugal e de outras ex-colônias portuguesas, além de ex-presidentes do Brasil e dos presidentes do Congresso e da Câmara dos Deputados. No mesmo dia será inaugurada a exposição comemorativa “200 anos de Cidadania: o Povo e o Parlamento”, no Salão Negro.
O evento será realizado no Plenário da Câmara dos Deputados. Devem participar da mesa o presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco; o presidente da República, Jair Bolsonaro; o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo; e o primeiro-secretário da Mesa do Congresso Nacional, deputado Luciano Bivar.
No plenário, devem estar presentes ex-presidentes da República e chefes de Estado estrangeiros. Confirmaram presença as comitivas de Cabo Verde, Guiné Bissau e Moçambique. Assim como o Brasil, são também ex-colônias portuguesas, mas que se tornaram independentes somente na década de 1970.
Protocolos
A diretora da Secretaria de Relações Públicas e Comunicação Organizacional, Ana Lucia Novelli, que cuida da organização do evento, explicou que cerimônias com a recepção de chefes de Estado, têm protocolos a serem seguidos, como a presença dos Dragões da Independência e a subida da rampa com tapete vermelho.
“Do ponto de vista da área de Relações Públicas o maior desafio que tivemos na preparação do evento foi seguir e compatibilizar o nosso evento com as regras e normas de protocolo internacional. Trabalhamos em conjunto com o Itamaraty, mas também atuamos internamente”, disse.
Exposição
Também na quinta-feira, em comemoração ao Bicentenário da Independência, será inaugurada a exposição “200 anos de Cidadania: O Povo e o Parlamento” no Salão Negro do Congresso Nacional.
A mostra revisita a Independência para mostrar a evolução dos direitos civis, políticos, sociais, étnico-raciais e coletivos, até as conquistas legislativas mais recentes. Realizada em conjunto pelo Museu do Senado e o Centro Cultural da Câmara dos Deputados, estará aberta ao público de 10 de setembro a 1º de dezembro, das 9 h às 12 h e das 13 às 18 h nos dias de semana e das 9h às 17 h nos fins de semana.
Com informações da Agência Senado.