O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal completa 168 anos na terça-feira (2). Para comemorar a data, o Senado realiza uma sessão especial na segunda-feira (1º). A homenagem foi proposta pela senadora Leila Barros (PDT-DF) e começa às 10h, no plenário da Casa.
A corporação foi criada em 1856, no Rio de Janeiro, por um decreto do imperador Dom Pedro II. O CBMDF foi transferido para Brasília em 1964, quando o primeiro grupo de bombeiros chegou à nova capital. Em 1966, a criação do Corpo de Bombeiros do DF foi regulamentada pelo decreto-lei número 9 daquele ano.
Somente em 1971, o decreto 68.336 reafirmou a condição militar do Corpo de Bombeiros do DF, consolidando a estrutura da corporação na nova sede. “O CBMDF desempenha um papel fundamental em situações de emergência, resgate e prevenção de acidentes, demonstrando coragem e profissionalismo”, afirmou a parlamentar.
PPCUB – Na semana passada, Leila Barros realizou uma audiência pública para debater o projeto do Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília (PPCUB). Segundo a senadora, a sociedade precisa discutir mais e opinar sobre o projeto aprovado pela Câmara Legislativa, antes de ele ser sancionado pelo governador Ibaneis Rocha (MDB).
“O PPCUB não pode desfigurar a Brasília idealizada por nossos fundadores e ser uma ameaça à qualidade de vida na capital. A pressão popular e a audiência pública no Senado conseguiram um pequeno avanço, com o governador anunciando alguns vetos ao plano. No entanto, essas ações são insuficientes. É essencial que o PPCUB seja revisado rigorosamente para preservar as características únicas e a qualidade de vida de Brasília”, concluiu.