Os dias 20 e 21 de fevereiro marcaram o novo momento da comunicação política no Brasil. Simultaneamente, em Brasília, ocorreram dois grandes eventos de capacitação de profissionais de marketing.
No Centro de Convenções Ulysses Guimarães, o PL convidou representantes das big techs para falarem sobre as eleições de 2026. A poucos quilômetros dali, no auditório do Sebrae Nacional, ocorria a 6ª edição do Seminário Reboot, que levou grandes nomes do mercado para palestrarem.
O evento partidário contou com a presença do presidente da sigla, Valdemar da Costa Neto, e também de Jair Messias Bolsonaro, além de profissionais do X (ex-Twitter), Google e Kwai. Quem esteve presente conta que, ao final, o encontro se tornou um grande palanque para o ex-presidente.
O Reboot, por sua vez, manteve o critério técnico de seus convidados. A abertura foi feita pelo marqueteiro João Santana, que comandou campanhas vitoriosas de Lula (2006), Dilma Roussef (2010 e 2014) e Hugo Chávez (2012). Em 2022, atuou na campanha de Ciro Gomes (PDT).
Com mais de 10 anos de experiência em marketing político, Júlio Pontes foi uma das atrações do Seminário Reboot. “Há alguns anos eu estava na plateia para aprender e hoje pude passar um pouco da minha experiência na comunicação de partidos políticos e fundações partidárias”, lembra. Pontes foi coordenador de comunicação do União Brasil por dois anos e hoje atua na Fundação Índigo, que é ligada à legenda.
Perguntado sobre a concorrência entre os dois eventos, o especialista ressalta que ela é saudável e que uma das principais dificuldades dos profissionais de marketing político é formar equipes. “Nesse cenário de falta de mão de obra, quanto mais eventos, melhor para o mercado, para o ecossistema político e também para a democracia brasileira”, conclui.