A Secretaria de Saúde do Distrito Federal promove até 25 de maio a Semana Distrital de Doação de Leite, ação voltada à conscientização de mulheres sobre a importância da amamentação e da doação desse alimento para crianças internadas em UTIs. A expectativa da pasta é que a coleta aumente 15% no período. O mínimo necessário para atender bebês é 1,5 mil litros mensais, mas o ideal é atingir 3 mil litros – para ajudar mães que não conseguem dar leite.
Entre as atividades previstas há filmes, piquenique, dia da beleza e distribuição de lembrancinhas. \”Essa é a primeira vez que se comemora, oficialmente, o Dia Nacional de Doação do Leite Materno, mas no DF já celebramos há três anos. E, neste ano, teremos uma surpresa: vamos lançar um hotsite com todas as informações necessárias sobre aleitamento materno e os programas oferecidos pela Secretaria de Saúde\”, disse a coordenadora do Banco de Leite da Secretaria de Saúde, Miriam Santos.
Esta é a oitava edição da semana de doação de leite no DF. Também haverá ações em estações do Metrô. \”Além das mídias, teremos ações em estações, com panfletagem e demonstração de como fazer a doação de forma correta\”, explica.
O DF é reconhecido pelo Ministério da Saúde como a capital brasileira dos bancos de leite humano. Ao todo, a capital federal conta com 15 bancos, sendo dez da Secretaria de Saúde. Um dos motivos do reconhecimento é que a coleta consegue suprir a 100% dos bebês internados em UTIs. \”Há regiões do país que atendem a 70%, no máximo\”, diz Miriam.
Além da quantidade de leite coletada, outros fatores contribuem para esse reconhecimento, como a parceria com o Corpo de Bombeiros para a coleta. \”Os investimentos feitos pela Secretaria de Saúde também dão credibilidade ao serviço, como a adequação de áreas físicas de alguns bancos de leite e a compra, recente, de 40 mil vidros para coleta de leite e 35 mil copinhos para distribuição desse alimento para as crianças\”, completa a coordenadora.
Programação da Semana Distrital de Doação de Leite Materno 2016
Policlínica de Taguatinga: 16 de maio, pela manhã
Hospital Regional do Paranoá: 16 de maio, à tarde
Estação Praça do Relógio- Metrô: 16 de maio
Posto de Coleta de São Sebastião: 17 de maio, pela manhã
Hospital Regional de Ceilândia: 17 de maio, à tarde
Hospital Regional de Sobradinho: 17 de maio, à tarde
Estação Central Rodoviária- Metrô: 17 de maio
Hospital Regional de Santa Maria: 18 de maio, à tarde
Estação Feira do Guará- Metrô: 18 de maio
Evento Distrital e Nacional (Fepecs): 19 de maio, manhã e tarde
Estação Samambaia – Metrô: 19 de maio
Estação Central de Ceilândia – Metrô: 20 de maio
Piquenique no Parque da Cidade: 21 de maio, à tarde
Hospital Regional do Gama: 22 de maio, à tarde
Cinema Shopping JK: 23 de maio, à tarde
Hospital Regional da Asa Norte: 24 de maio, à tarde
Posto de Coleta de Samambaia: 25 de maio, à tarde