Sem estrutura, 21% dos parques estão fechados

bsbcapitalPor ,30/03/2013 às 11:52, Atualizado em 30/03/2013 às 11:52

Foto panorâmica da vista do Parque Nacional da Tijuca, no Rio de Janeiro (Alberto Peterson / Divulgação) Um levantamento com quase cem parques nacionais, estaduais e municipais do País mostrou que 80% não têm receita gerada por visitação e 21% nem sequer recebem turistas. O estudo, realizado pelo Instituto Semeia, avaliou o uso público destas e …

Sem estrutura, 21% dos parques estão fechados Leia mais »

Foto panorâmica da vista do Parque Nacional da Tijuca, no Rio de Janeiro

Foto panorâmica da vista do Parque Nacional da Tijuca, no Rio de Janeiro (Alberto Peterson / Divulgação)
Um levantamento com quase cem parques nacionais, estaduais e municipais do País mostrou que 80% não têm receita gerada por visitação e 21% nem sequer recebem turistas. O estudo, realizado pelo Instituto Semeia, avaliou o uso público destas e de outras unidades de conservação (UCs) abertas ao turismo, a partir de questionários enviados a 443 gestores.
O relatório, em versão preliminar, mostrou ainda que mais da metade dos parques (58%) recebe menos de 50.000 visitas por ano. Em outros tipos de UCs abertos ao público, como Florestas Nacionais e Áreas de Proteção Ambiental, o aproveitamento é ainda menor: 88% não têm receita de turismo e 44% não recebem visitantes. “Não foi uma surpresa, esperávamos resultado semelhante”, admite Ana Luisa Da Riva, diretora executiva do instituto. “Abrir os parques para o turismo significa gasto, então o governo prefere mantê-los fechados.”
Segundo ela, uma das explicações para o baixo índice de visitação em UCs, especialmente nos parques, é a estrutura precária para receber o público.
Fonte: Veja Online
Extratos dos Jornais

Deixe um comentário

Rolar para cima