Liderada pelas jovens Rebeca Andrade e Flávia Saraiva, a Seleção Brasileira Feminina de Ginástica Artística se classificou para a final por equipes nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. A equipe nacional acumulou 174,054 nos quatro aparelhos e se confirmou entre os oito melhores do mundo. A disputa por medalha será na terça-feira, às 16 horas.
Aguardando a conclusão da quinta e última subdivisão, o Brasil ocupa o quinto lugar e não pode mais deixar o grupo classificatório, ainda que Japão, Canadá e França sejam superiores. Estados Unidos, China, Rússia e Grã-Bretanha também estão garantidos entre os finalistas por equipes.
Aos 31 anos, Daniele Hypolito mostrou determinação para a disputa decisiva: \”Agora é vir com tudo para a final por equipes.\” A veterana quer se redimir depois de uma péssima atuação no solo (12,400). Pelo telão, chegou a se desculpar com os espectadores. \”O pedido de desculpa foi uma forma de carinho com o público e com a torcida que estava em casa\”, justificou.
Com o primeiro objetivo cumprido, as brasileiras já podem relaxar. \”Não fico nervosa antes ou depois, fico na hora. Vou dormir igual a uma princesa\”, brincou Rebeca Andrade, antes mesmo de ter a classificação confirmada. A palavra \”concentração\” esteve presente no discurso de todas as brasileiras. \”Fiquei muito feliz porque vimos que o planejamento deu certo, que a cabeça está preparada\”, afirmou Jade Barbosa.
Jade sentiu a ansiedade de Flavinha na véspera, que contou que a companheira \”não parava de correr pelo quarto\”. Isso, entretanto, não afetou o desempenho da estreante na competição. \”Não fiquei tão nervosa porque estava muito bem treinada, estava bem concentrada\”, analisou. Sem ter conseguido a classificação por equipes em Londres-2012, as meninas do Brasil têm nova chance de surpreender.