A Segurança Pública de Samambaia ganhou reforço, no domingo (30), com a instalação de 10 câmeras, de um total de 76, que farão parte do Centro de Videomonitoramento montado no 11ª Batalhão da Polícia Militar. A iniciativa, que teve investimento de R$ 28 milhões para aquisição de um total de 835 câmeras para todo o DF, integra o programa \”Ação Pela Vida\”.
- Advertisement -
\”Essas câmeras fazem parte de um esforço para melhorar a segurança pública do Distrito Federal. Samambaia é a primeira das cidades fora do Plano Piloto a recebê-las e acreditamos que, começando a mudar a segurança, teremos também mudanças de comportamentos. Esse mais um passo importante que estamos dando\”, disse o governador em exercício, Tadeu Filippelli, durante visita à central.
Os novos equipamentos serão completamente instalados em Samambaia em, no máximo, 60 dias. No entanto, as 10 já em funcionamento fazem monitoramento 24h. Com as câmeras será possível, por exemplo, fazer o controle preventivo, ostensivo e repressivo da ação criminosa, além de permitir o acompanhamento do trânsito local.
De alta qualidade, as câmeras têm capacidade de aproximação de imagem 35 vezes maior do que os equipamentos convencionais. Essa tecnologia, que além de ampliar o campo de visão proporcionará uma gravação mais nítida, permitirá a identificação facial e também de placas de veículos na mira da Secretaria de Segurança Pública.
Para o titular da pasta, Sandro Avelar, a instalação dessa central representa uma soma de forças para dar mais tranquilidade à população de todo o DF, já que o mesmo formato deve ser adotado em outras regiões administrativas. Ele destacou, ainda, que Brasília, com todas as políticas criadas, tem avançado na questão da segurança do cidadão.
- Advertisement -
\”O DF, até 2013, fazia parte de um ranking que indicava as 50 cidades mais violentas do mundo. Hoje, saímos desse ranking graças às estratégias que criamos. Estamos no caminho correto e as câmeras auxiliarão, e muito, neste sentido\”, reforçou o secretário.