Ir para o conteúdo
Facebook X-twitter Instagram
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa

Destaques

Segundo aeroporto do DF pode não decolar

  • Chico Sant'Anna
  • 03/02/2022
  • 05:40

Compartilhe:

A licitação do Aeródromo Botelho, próximo a São Sebastião, está na mira da Promotoria da Ordem Urbanística (Prourb) do Ministério Público do DF. O GDF conta arrecadar, neste ano, no mínimo, R$ 3 milhões com o pagamento da entrada, por parte da empresa vencedora. 

Indice
EstratégicoSituação fundiária irregularLicitação

O objetivo é transformar a área no Aeroporto do Planalto Central, com capacidade de receber aeronaves de até 24 toneladas, além de helicópteros. Seria o segundo aeroporto comercial do DF. Pistas particulares, como a do ex-piloto Nelson Piquet, nas proximidades de onde acaba de cair um aeroplano, existem em vários pontos.

Estratégico

Jatinhos particulares de até 24 toneladas podem ter capacidade para 18 passageiros. Entretanto, segundo pilotos, aeronaves de linhas regionais, como o turboélice ATR 72, utilizado pela Azul, também estão nesse limite de peso. 

Não se sabe ainda se o Aeroporto do Planalto Central seria utilizado por aviões de carreira ou só voos particulares. Porém, para a Terracap o empreendimento tem o potencial de transformar as imediações em um novo polo econômico. 

Isso preocupa chacareiros e o MPDFT. Para o GDF, é um negócio estratégico, pois evita sobrecarga no Aeroporto JK e a evasão de aeronaves – consequentemente de receitas – para o Entorno do DF, notadamente Luziânia e Formosa. 

Situação fundiária irregular

Localizado às margens da BR 251, que liga Brasília a Unaí, o Aeródromo fica a 25 minutos do centro de Brasília e vem sendo utilizado como alternativa mais econômica do que o JK, operado pela Inframérica, para aviões de pequeno porte. 

Embora tenha autorização da Agência Nacional da Aviação Civil (Anac) para operar – seu código internacional é SIQE – a situação fundiária e ambiental estava irregular. O local deveria ser explorado como propriedade rural, na produção de alimentos.

José Ramos Botelho arrendou a Área Isolada Cava de Cima nº 03 para atividades agrícolas, mas ergueu o aeródromo, que leva seu sobrenome. Em 2016, o TJDFT julgou em definitivo uma demanda da Terracap, determinando a completa reintegração, negando o ressarcimento pelas benfeitorias ao espólio Botelho.

Assim, a Terracap, além dos 270,56 hectares, às margens da Rodovia BR-251, herdou uma pista categoria 2B, 114 hangares e instalações de abastecimento de gasolina e querosene de aviação. Um patrimônio que pode render milhões. 

Um contrato de gestão chegou a ser firmado com a Infraero, mas a meta é concedê-lo à iniciativa privada, por um período mínimo de 30 anos, já com o nome Aeroporto Executivo do Planalto Central.

Licitação

A entrega das propostas está marcada para 30 de março. A Terracap espera que a operação do Aeroporto do Planalto Central sob nova gestão tenha início neste ano. O vencedor deverá uma entrada de mínimo de R$ 3 milhões em 48 horas e terá dois anos de carência para pagar as parcelas anuais proporcionais ao faturamento, mas com um piso mínimo de R$ 600 mil. 

A expectativa é que o novo gestor invista R$ 45,2 milhões nos três primeiros anos da concessão, em ampliações e novos serviços. A receita global aeroportuária, incluindo as receitas decorrentes dos demais empreendimentos que poderão lá operar, foi estimada pela Terracap em R$ 15,2 milhões, em 2030.

Foi calculada uma Taxa de Retorno (o lucro para o acionista) de 10,98% ao ano. O Aeroporto em si não demanda muitos empregados. Hoje, ele opera com cinco profissionais, incluindo a direção. A implantação de novos serviços e atividades comerciais é que poderá gerar mais empregos diretos. 

Em 2020, o aeródromo operou 1.597 pousos e decolagens. A projeção para este ano seria uma alta de 40% e, em 2030, de 135%, chegando a 3.758 pousos e decolagens, além de 116 viagens de helicópteros. 

Procurados, a Inframérica e a Aeronáutica, responsável pelo controle aéreo, não se pronunciaram sobre essa movimentação de aviões sobre Brasília. 

Leia a íntegra da reportagem no Blog do Chico Sant’anna

Leia mais no Brasília Capital

Compartilhe essa notícia:

Picture of Chico Sant'Anna

Chico Sant'Anna

Um olhar diferenciado de Brasília por quem defende o prazer de morar na cidade e o orgulho de ser brasiliense, por opção ou nascimento.

Colunas

Orlando Pontes

“A revolução virá da periferia, da cultura, da música”

Caroline Romeiro

Novo Marco de Sistemas Alimentares e Clima

José Matos

A escada da vida

Júlio Miragaya

5 de dezembro de 1941: a virada na 2ª Guerra Mundial

Tesandro Vilela

IA generativa muda hábitos digitais na América Latina

Júlio Pontes

Cappelli lidera engajamento entre os pré-candidatos ao GDF

Últimas Notícias

STF marca julgamento dos réus do caso Marielle para fevereiro de 2026

5 de dezembro de 2025

Copa do Mundo: Brasil pega grupo com Marrocos, Escócia e Haiti

5 de dezembro de 2025

Alexandre de Moraes entra em lista dos mais influentes do ano do Financial Times

5 de dezembro de 2025
Alfredo Gaspar - Relator da CPMI do INSS- Foto Lula Marques/Agência Brasil

CPMI do INSS convoca dono do Master e governador Zema

5 de dezembro de 2025

Newsletter

Siga-nos

Facebook X-twitter Instagram

Sobre

  • Anuncie Aqui
  • Fale Conosco
  • Politica de Privacidade
  • Versão impressa
  • Expediente
  • Anuncie Aqui
  • Fale Conosco
  • Politica de Privacidade
  • Versão impressa
  • Expediente

Blogs

  • TV BSB Notícias
  • Pelaí
  • Nutrição
  • Chico Sant’Anna
  • Espiritualidade
  • TV BSB Notícias
  • Pelaí
  • Nutrição
  • Chico Sant’Anna
  • Espiritualidade

Colunas

  • Geral
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Geral
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
Facebook X-twitter Instagram
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso

© Copyright 2011-2025 Brasília Capital Produtora e Editora de Jornais e Revistas LTDA.