Diva Araújo
Escolas públicas do Distrito Federal viram notícia nacional, após divulgação do levantamento de casos de violência ocorridos na última semana. Segundo a Secretaria de Educação do DF 125 escolas públicas tiveram os maiores índices de violência escolar, segundo mapeamento realizado pela Secretaria.
Apesar de não divulgar os nomes, a pasta informou que as unidades de ensino ficam em São Sebastião, Ceilândia e Plano Piloto. Somente após dois estudantes serem esfaqueados e uma jovem ser ameaçada com uma arma, apontada para a cabeça, que o levantamento foi divulgado. As ocorrências foram registradas este mês e em menos de uma semana.
O Batalhão de Polícia Escolar informou que, até a última quarta-feira (23), foram registradas 121 ocorrências nas proximidades de escolas em toda capital, ou seja, o que equivale a mais de uma por dia.
Devido ao alto índice de violência, a Secretaria de Educação lança, nesta segunda-feira (28), o “Plano de Urgência Pela Paz”. A secretária de Educação, Hélvia Paranaguá explicou em entrevista ao Fantástico, que a ação envolve a participação de outras cinco pastas, que vão trabalhar de forma integrada na assistência aos estudantes, que pretende ampliar o efetivo do Batalhão Escolar, mas que essa não é a única solução e que o ideal é entender o motivo que provoca situações de violência e trabalhar em famílias que passam por vulnerabilidade social.
Com informações do G1/DF